Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de novembro de 2011

DUKE ENERGY SOLTA MAIS 373 MIL PEIXES NO RIO PARANAPANEMA


PARANAPANEMA RECEBE MAIS 373 MIL PEIXES
Programa de repovoamento da Duke Energy promove soltura de curimbatás em diversos pontos da Bacia

De 16 a 23 de novembro, a Duke Energy dará sequência ao seu programa de repovoamento da Bacia do Paranapanema soltando 373 mil peixes jovens nos reservatórios das hidrelétricas Jurumirim, Chavantes, Salto Grande, Taquaruçu e Rosana. Com essas ações, a companhia completará o lote anual de 1,5 milhão de peixes de espécies nativas soltos no Paranapanema, onde detém a concessão de oito hidrelétricas.

De acordo com o biólogo da Duke Energy, Norberto Vianna, neste mês o repovoamento será feito com Curimbatá – espécie com presença ao longo da Bacia do Paranapanema. “Essa foi uma das últimas espécies a serem reproduzidas neste ano, em nossa Estação de Hidrobiologia e Aquicultura, e agora que os peixes atingiram o tamanho adequado ao repovoamento, serão soltos em diversos pontos da Bacia”, conta Vianna, que é coordenador do programa.

Ainda segundo o biólogo, no primeiro semestre a Duke Energy soltou peixes das espécies Dourado, Piracanjuba e Pacu, em seus reservatórios no Paranapanema e em rios tributários, isto é, afluentes que deságuam nessas represas.

Além das solturas, há um trabalho de educação ambiental realizado pela companhia nas comunidades ribeirinhas, em parceria com escolas municipais. A engenheira ambiental da Duke Energy, Luciana Menegatto, fará palestras para alunos da rede pública em Ribeirão Claro (PR) e Capão Bonito e Teodoro Sampaio (SP). “Tratamos da reprodução de peixes e dos benefícios ambientais e sociais do repovoamento do Paranapanema, e ressaltamos a importância do envolvimento de todos para a proteção e recuperação dos recursos naturais”, explica Menegatto. Depois, os alunos têm a oportunidade de acompanhar as solturas dos peixes.

Nova pesquisa – Visando incrementar ainda mais seu programa de manejo pesqueiro, a Duke Energy inicia um novo estudo das populações de peixes nos reservatórios das hidrelétricas que opera. A pesquisa resultará em informações importantes para o repovoamento da Bacia do Paranapanema, como o número ideal de peixes e as espécies mais indicadas para os diferentes locais de soltura.

“Vamos estudar, nos reservatórios, quais espécies estão utilizando os tributários do rio Paranapanema como rota de migração para reprodução e investir em outras espécies que não se reproduzem naturalmente. Para isso, utilizaremos uma técnica inédita, que concilia a coleta e análise genética de ovos e larvas de peixes, para chegarmos a respostas sobre quais peixes se reproduzem naturalmente em cada área. Serão contemplados os reservatórios de Salto Grande até Rosana, nesse projeto que irá durar três anos”, explica Vianna. As coletas terão início em 2012, e o trabalho será feito em parceria com pesquisadores da UEL (Universidade Estadual de Londrina).

Mariana Chiquetto
Assessoria de Imprensa 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br