Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2011

SOS RIO PARAÍBA DO SUL EM BARRA MANSA - ESPUMA NO RIO PREOCUPA MORADORES



rio paraiba do sul em Barra Mansa (RJ) - foto: Felipe Vieira


Espuma no Rio Paraíba do Sul gera preocupação em Barra Mansa
Publicado em 25/11/2011


Barra Mansa

Uma espuma que apareceu sobre as águas do Rio Paraíba do Sul na altura de Floriano, em Barra Mansa, gerou preocupação nesta sexta-feira (25). Técnicos do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) ficaram em alerta em relação a que resíduo poderia ter formado a espuma na manhã de hoje. 


O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) chegou a suspender a captação de água por algumas horas devido à possibilidade de uma contaminação do rio, mas de acordo com o superintendente regional do INEA Miguel Arcanjo, não há com o que se preocupar. Segundo ele a espuma seria proveniente de resíduos de elevação que formaram a espuma após a liberação de água na represa do Funil.


- Todas as vezes que eles abrem as comportas fica sujeita a liberação desses resíduos. De acordo com o que analisamos, essa espuma tem cor amarelada ou avermelhada, não tem cheiro nem sinal de produto tóxico ou derivado de petróleo. Essa espuma é formada por resíduos, como argila ou barro vermelho, e surge da movimentação e elevação do nível da água - explicou.


- Portanto, podemos dizer com 99% de certeza que a espuma é proveniente da abertura do Funil. Para exemplificar melhor, essa espuma é parecida com a que aparece quando limpamos um aquário - acrescentou Arcanjo.


O Saae informou que, como o Inea apresentou seu posicionamento informando que não havia contaminação da água, a captação voltou a ser executada normalmente. Fonte: DIÁRIO DO VALE
 
Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/4,49439,Espuma-no-Rio-Paraiba-do-Sul-gera-preocupacao-em-Barra-Mansa.html#ixzz1ewZGcK8Q



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br