Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de novembro de 2011

SOS RIO PARAGUAI - CRIADO O PRÉ-COMITÊ GESTOR DA BACIA DO RIO PARAGUAI




29/11/2011 

IFMT integra pré-comitê da bacia do Rio Paraguai

Redação 24 Horas News

"Com uma área de 1.100.000 KM², a bacia do Rio Paraguai abrange os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas da Argentina, Paraguai e Bolívia."

Com o objetivo de provocar articulação de mudanças no marco regulatório nacional sobre a composição dos comitês gestores de bacias hidrográficas para garantir em sua representação a diversidade das comunidades que habitam em torno das bacias, representantes da sociedade civil e de órgãos governamentais de 10 municípios de Mato Grosso e Bolívia formaram este mês, em Cáceres- MT, o Pré-comitê Gestor da Bacia do Rio Paraguai. 

O ato contou com a participação do IFMT Campus Cáceres que integra a coordenação do comitê. A instituição é representada pelo professor José Ricardo Castrilllon.
 
“ Este é um passo importante para que todas as comunidades que vivem em torno do Rio Paraguai possam se articular e discutir junto com as instituições envolvidas o potencial do rio e planejar politicas públicas a serem adotadas a partir da gestão dos recursos hídricos”, pontua Castrillon.
 
Segundo Alonso Batista, do Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres (FLEC), um dos grupos responsáveis pela articulação da criação do pré-comitê, a ideia é intensificar ações concretas de articulação transfronteiriças em defesa do rio e na participação popular no sistema de gestão dos recursos hídricos. 

O propósito é provocar uma agenda de diálogo, inicialmente com o governo brasileiro por meio da Agência Nacional de Águas, para que a composição do comitê gestor de bacia hidrográfica possa representar a pluralidade dos povos e comunidades da bacia do Rio Paraguai.
 
Com uma área de 1.100.000 KM², a bacia do Rio Paraguai abrange os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas da Argentina, Paraguai e Bolívia. O principal rio desta bacia é o Paraguai com 2600 km². Ele nasce em Mato Grosso e percorre também territórios da Bolívia e Paraguai.
 
Integram a coordenação do pré-comitê da Bacia do Rio Paraguai os municípios mato-grossenses de Alto Paraguai, Barra do Bugres, Porto Estrela, Chapada dos Guimarães, Várzea Grande, Cuiabá, Mirassol D'Oeste, Porto Esperidião, Cáceres e San Matias da Bolívia. 

A composição é feita por dois representantes de cada município, sendo um da sociedade civil e outro de órgão governamental das esferas municipal, estadual ou federal, além dos grupos que articularam a criação do comitê: o Fórum de Lutas das Entidades de Cáceres (FLEC), Sociedade Fé e Vida e Grupo Raízes .
 
Os comitês de bacia hidrográfica devem ser instrumentos de descentralização da gestão e de viabilizar a participação da sociedade civil. Segundo a Lei 9.433 de 1997 que institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, uma das principais atribuições do Comitê é aprovar e acompanhar a execução do Plano de Recursos Hídricos da Bacia, ferramenta de planejamento regional estratégico na qual são estabelecidas as diretrizes para a execução da Política de Recursos Hídricos da bacia.
 
Entre outros aspectos, o trabalho consiste no diagnóstico da situação atual dos recursos hídricos da bacia, análise das alternativas de crescimento demográfico, evolução das atividades produtivas e de modificação dos padrões de uso do solo, balanço entre disponibilidades e demandas futuras dos recursos hídricos, programas e projetos a serem implantados para o atendimento das metas previstas, prioridades para outorga do direito, propostas para criação de áreas sujeitas a restrições de uso, entre outras, com vistas à proteção dos recursos hídricos.
Fonte: 24 HORAS NEWS
 

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br