Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de novembro de 2011

VAZAMENTO DE ÓLEO NO CAMPO DE FRADE (CAMPOS-RJ) SERÁ INVESTIGADO PELA POLÍCIA FEDERAL


Barcos de apoio com barreiras de contenção atuam na área da mancha de óleo no campo Frade (Foto: Divulgação/Chevron Brasil Petróleo)
16/11/2011 18h27 

PF vai investigar vazamento de óleo na 



bacia de Campos, no RJ


Técnicos encontraram 'divergências' em visita à plataforma, diz delegado.
Mancha de óleo foi detectada na quinta-feira perto do campo de Frade.

O delegado Fábio Scliar, da Delegacia de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Polícia Federal no Rio de Janeiro, deve instaurar ainda nesta quarta-feira (16) um inquérito para a investigação sobre o vazamento de óleo na plataforma da petroleira Chevron no campo de Frade, na bacia de Campos.
De acordo com Scliar, técnicos da PF estiveram na plataforma nesta quinta-feira (15) e encontraram divergências sobre o que foi informado pela Chevron sobre o vazamento. Entre elas estão a quantidade de navios que recolhem o óleo no local (a empresa afirmou que são 17 e a PF encontrou apenas um, de acordo com o delegado), o tempo para a selagem do poço e o tamanho da mancha de óleo. “Eles disseram que a mancha vem diminuindo e ela vem aumentando”.
Caso não seja identificado o culpado pelo vazamento, é possível indiciar uma equipe ou até mesmo a empresa, explicou o delegado.
Scliar afirmou que ainda não há previsão para os términos da investigação porque há muitas pessoas para serem ouvidas.
Procurada, a Chevron disse que têm cooperado com todas as informações solicitadas por todos órgãos e entidades representativas do governo.
A petroleira comunicou na terça-feira (15) que segue tomando medidas para combater o vazamento e a mancha de óleo. Em comunicado, a empresa disse que continua "coordenando e enviando recursos para a operação de controle da mancha, que está localizada a cerca de 120 quilometros do litoral de Campos".
Na quinta-feira (10), a petroleira anunciou a suspensão temporária das atividades de perfuração no campo de Frade, situado a 370 quilômetros a nordeste da costa do Rio. O derramamento, segundo a companhia, foi de cerca de 60 barris de petróleo, mas não afetou a produção, que foi mantida.
A empresa afirma que o monitoramento indica uma significativa redução na quantidade de óleo vindo do vazamento no leito do oceano. "Nos próximos dias, a empresa seguirá monitorando a situação durante o processo de selamento e abandono do poço, o que terminará na cimentação do mesmo", afirma a Chevron, na nota.
Na segunda, a empresa já havia divulgado que o vazamento de óleo pode estar relacionado com a perfuração de um poço de avaliação. Segundo a companhia, a empresa iniciou no domingo os trabalhos para "selar e abandonar" o poço, após aprovação da Agência Nacional de Petróleo (ANP);
"As investigações levaram a Chevron Brasil e os órgãos governamentais a suspeitar que um poço de avaliação que estava sendo perfurado no Campo Frade, na semana passada, teria ligação com as exsudações que estão causando a mancha na superfície", informou.
Em nota, a ANP informou que o abandono do poço prevê, em primeiro lugar, o emprego de lama pesada para “matar” o poço e testar a eficácia dessa medida na parada do vazamento. Em seguida, virá o uso da cimentação para “matar” o poço de forma definitiva. De acordo com a agência, pelo cronograma previsto, o vazamento do poço deverá estar controlado nos próximos dias.
O derramento foi revelado na última quinta-feira (10). As atividades de perfuração no local foram paralisadas no mesmo dia. FONTE: G1  ECONOMIA
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br