Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de setembro de 2012

A PRIMAVERA COMEÇOU HOJE, 22 DE SETEMBRO,




Primavera: a estação das flores 
Primavera: a estação das flores

COMEÇOU A PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO SUL

O movimento de translação (deslocamento da Terra em torno do Sol), juntamente com a inclinação do eixo terrestre em 23°27’ em relação ao plano orbital, é responsável pela variação de energia solar que atinge a superfície terrestre em uma determinada época do ano. Esse fenômeno é responsável pelas estações do ano: primavera, verão, outono e inverno.

A primavera é a estação do ano que tem início com o fim do inverno. No Hemisfério Sul, a primavera começa no dia 23 de setembro e termina no dia 21 de dezembro; no Hemisfério Norte, essa estação inicia no dia 22 de março e termina em 21 de junho.

A principal característica da primavera é o reflorescimento da flora, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores, tais como orquídeas, jasmim, violeta, hortênsia, crisântemo, entre outras.

A temperatura durante a primavera é bastante agradável. No entanto, é importante ressaltar que essas estações são bem definidas apenas na Zona Temperada do Norte (entre o Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer) e na Zona Temperada do Sul (entre Círculo Polar Antártico e o Tropico de Capricórnio).

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia - http://www.brasilescola.com


VÍDEO PRIMAVERAEnviado por  (ligue o som)

Música de A. Vivaldi e montagem de Fátima Silva, este vídeo pode servir de apoio às aulas de Educação Musical.

EM QUE DIA COMEÇA MESMO A PRIMAVERA?


O dia e o horário em que começará a primavera muda todos os anos. Hoje vamos mostrar quando vai começar a primavera de 2011 e 2012. Já o mês de início da primavera sempre é o mesmo no Brasil. Pelo fato do Brasil estar quase todo no hemisfério sul a primavera chega no mês de SETEMBRO e o verão no mês de DEZEMBRO. O mês de MARÇO se inicia o outono e finalmente em JUNHO temos o inverno.
Mas somente quem mora na região Sul e em poucos estados do centro-oeste e sudeste é que percebe claramente a chegada das 4 estações. Quem mora na Amazônia não consegue perceber mudanças de temperatura durante o ano. Em outras regiões é possível perceber apenas a estação das chuvas e da seca.
  • A primavera em 2011 começará no dia 23 de setembro às 6:04.
  • A primavera em 2012 vai começar no dia 22 de setembro às 11:49

Como todos já sabemos a primavera é a estação que ocorre com o fim do inverno sendo a transição entre o inverno e o verão. É nesta época reprodutiva de muitas plantas e de muitos animais. É na primavera que se inicia a colheita de muitas plantas e o plantio de outras. 

A primavera que ocorre em países que estão no hemisfério sul conhecida como “Primavera austral” e costuma acontecer perto do dia 23 de Setembro e terminar próximo dia 21 de Dezembro com pequenas variações dependendo do ano. Durante a primavera o dia e a noite têm a mesma duração. Com a chegada do verão as noites vão ficando mais curtas e os dias mais longos.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br