Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de setembro de 2012

RISCO DE CONTAMINAÇÃO NO RIBEIRÃO CAFEZAL EM LONDRINA (PR)




Divulgação / AEN
ETE Esperança iniciou atividades em agosto

Nova notícia: Blog Era da Água - Hidroplan
 
Mau cheiro e possibilidade de contaminação levam Sema a fazer análise no Ribeirão Cafezal, na zona sul de Londrina
 
Os moradores da Chácara São Miguel, na zona sul de Londrina, estão reclamando do mau cheiro e da possibilidade da contaminação das águas do Ribeirão Cafezal com o início das atividades da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Esperança, da Sanepar, no último dia 20 de agosto. 

A possibilidade de danos ambientais levou a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) a realizarem uma análise das águas do Ribeirão Cafezal. A coleta do material será realizada na tarde desta terça-feira (25).

O secretário do Ambiente, Gilmar Domingues Pereira, informou que o assunto foi discutido na manhã de segunda-feira (24), com moradores do bairro, representantes da ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE) e da Sanepar.

Segundo Pereira, houve um debate bastante acalorado sobre os problemas. "Na licença ambiental que eles [Sanepar] obtiveram do IAP, eles teriam o prazo até dezembro deste ano para instalar dispositivos [contra danos ambientais]. Eles não vão conseguir, segundo informações do próprio técnico, e estão pedindo uma dilação de prazo para que sejam instalados até março", disse.

Além do mau cheiro, a Sema teme pela qualidade da água, pois existem diversas hortas na região e a contaminação pode afetar a agricultura da região. Após a coleta das águas, o IAP fará o teste para avaliar a amostra e deverá ter o resultado em 15 dias.

Ong MAE CRITICA SANEPAR

O advogado da ong MAE, Camillo Viana, afirmou que os problemas já eram previstos. "Desde o começo, nós já tínhamos falado que a estação era incompatível com o local, em função da proximidade com os moradores. Eles tinham aventado outros locais que era mais adequados", opinou.

A estação de tratamento de esgoto iniciou a fase de testes dos trabalhos e já começou a notificar os moradores para ligação da rede de esgoto. Viana criticou o trabalho desenvolvido pela Sanepar e afirmou que a empresa está sendo relapsa em começar as atividades sem que o controle do mau cheiro estivesse funcionando.

"No licenciamento ambiental, ela fica obrigada a fazer ações para minimizar o desconforto e os danos ambientais, o que não fez", colocou.

A reportagem de odiario.com aguarda retorno da assessoria de imprensa da Sanepar para tratar sobre o assunto.
Fonte: O Diário - Londrina



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br