Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de setembro de 2012

SOS RIO CACHOEIRA, EM PIRACAIA (SP) - A CIDADE VAI PERDER SEU MAIOR SÍMBOLO, O RIO


           Obras no Rio Cachoeira, em Piracaia (foto: Vânia Campos)

O que estão fazendo com o rio Cachoeira, em Piracaia (SP)

O rio Cachoeira está sofrendo uma intervenção, cujas obras podem ser vistas nos fundos do Centro Esportivo Municipal. Não tivemos informações sobre o objetivo desta obra que é executada pelo Governo do Estado, num convênio com a Prefeitura.

Mas, ambientalistas e moradores da cidade estão preocupados com o desvio do rio que vai mudar suas características podendo provocar riscos à população.

Segundo o ambientalista Marcio Goyos, a obra é resultado de um erro cometido anos atrás quando foi construído o Parque Ecológico, na primeira gestão de Célio Gayer. “Na época foi feito o represamento do rio. Havia, então, fartura e a represa soltava grande quantidade de água no rio. 

No entanto, com o passar do tempo havia necessidade de mandar mais água para São Paulo ao mesmo tempo que diminuía a capacidade rio.
Passaram a soltar, às vezes, ½ m3 por segundo. O que aconteceu?

O rio se adaptou aquela pequena quantidade de água, e, na época da seca quando soltam maior quantidade de água para abastecer cidades como Campinas e Americana, dava-se a inundação do parque ecológico e algumas partes baixas da cidade.

Por quê? Porque o rio, nas outras épocas do ano se adequava à baixa quantidade de água”, afirma Goyos.
Segundo Marcio Goyos, o ex-prefeito encaminhava as reclamações para a Divisão de Proteção de Recursos Naturais-DPRN e órgãos competentes: “até que acharam uma solução para o problema causado por ele mesmo: fazer o vertedouro no parque ecológico”. Na opinião do ambientalista isto descaracterizou toda aquela parte ecológica, considerada um dos cartões postais de Piracaia.

Em complemento a isso, completa Goyos, a Prefeitura recebeu uma verba para fazer um canal no rio Cachoeira.
A grande preocupação é que a obra, que pode ser desnecessária, vai descaracterizar o maior símbolo de Piracaia, o rio.

“A obra não se justifica. Já foram feitos tantos buracos pelas dragas de areia, equivalentes a 10 ou 20 campos de futebol, que cada vez que se solta água para chegar ao rio Atibaia, precisaria encher todos esses buracos até o complemento do percurso. 

Hoje, por exemplo, estamos em época da seca e, a mais de um mês estão soltando a água no rio e não houve nenhuma enchente ou situação de perigo para cidade. Então qual o motivo da obra?”, questiona Goyos.

O apelo é para que se respeite o rio que conserva ainda suas características com todas as curvas, brecando a velocidade da água. Ao tirar as curvas do rio e transformá-lo num canal, você aumenta a velocidade da água, que pode causar danos irreparáveis para moradores mais próximos.

“É preciso dizer que foram gastos milhões de reais no período do dr. Célio para reflorestamento do rio. Essas árvores estão crescendo, estão criando corpo e essa obra compromete tudo isso”, concluiu Goyos.

Na próxima edição vamos ouvir um representante da Prefeitura e buscar informações junto aos órgãos do Estado, responsáveis pela obra.



MENSAGEM DE INTERNAUTA

Bom dia,

Acabei de conhecer o link de vcs no facebook e fiquei bastante esperançosa na possível ajuda de vcs, tenho um link no facebook: www.facebook.com/euqueroreciclarempiracaia, a principio o propósito era pessoal, apenas para incentivar as pessoas a reciclarem, porém a um projeto ocorrendo na cidade que muito machucou nosso coração, parecia que não sairia do papel mais infelizmente está  prestes a acontecer, trata-se da CANALIZAÇÃO DO RIO CACHOEIRA EM PIRACAIA, pra quem não sabe Piracaia é berço de nascentes. Aqui tb a Sabesp instalou o sistema Cantareira que abastece a cidade de SP.

Sob esta justificativa a Sabesp iniciou o processo para canalização do Rio a alguns anos atrás, agora para nossa total surpresa e decepção a prefeitura do PV (isso mesmo o "Partido Verde") em fim de mandato deu início, na foto anexa mostra a devastação da mata ciliar, no link a outras fotos que apresentam mais detalhes.

Por favor, nos ajudem, a brecar este projeto sem sentido e sem propósito.

Ficarei no aguardo, grata.

Vânia Campos

LEIA MAIS:



Contra a Canalização do Rio Cachoeira Piracaia

Licitação para Canalização do Rio Cachoeira em Piracaia


Diga não a canalização III – Canalizar córregos e rios, solução ou mais problemas?




BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br