Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2012

II SEMANA DA MATA CILIAR SOSRIOSBR - CONHEÇA O PROGRAMA MATA CILIAR DO PARANÁ (VI)

Programa Mata Ciliar


O governo do Paraná realiza há vários anos um importante trabalho de recuperação da vegetação às margens de rios: o Programa Mata Ciliar. 

Até agora, mais de 100 milhões de mudas foram plantadas às margens de rios, lagos e mananciais de abastecimento para garantir a recomposição florestal e a qualidade da água - beneficiando não só o meio ambiente, mas também toda população paranaense.

São duas as principais vertentes com as quais o Programa Mata Ciliar trabalha: a primeira é a recomposição da mata ciliar através do plantio de mudas de espécies nativas, e a segunda, é o abandono de áreas para que a vegetação se recomponha naturalmente.

O Programa Mata Ciliar cumpre também o seu papel no combate ao aquecimento global com o registro, até a presente data, da captura de mais de 1,5 milhões de toneladas de CO2.

O que é Mata Ciliar


Mata ciliar é a formação vegetal nas margens dos rios, córregos, lagos, represas e nascentes. Também é conhecida como mata de galeria, mata de várzea, vegetação ou floresta ripária. Considerada pelo Código Florestal Federal como "área de preservação permanente", com diversas funções ambientais, devendo respeitar uma extensão específica de acordo com a largura dos rios, lagos, represas e nascentes.

O Programa Mata Ciliar
O Programa Estadual de Mata Ciliar teve início em 2003 com uma meta ousada de plantar 90 milhões de árvores para recomposição da vegetação que protege às margens dos principais rios do estado, bacias hidrográficas, mananciais de abastecimento público, Unidades de Conservação, reservatórios de usinas hidrelétricas e bacias dos rios que integram os corredores de biodiversidade.
O Programa Mata Ciliar teve início em 2003 e, com investimentos da ordem de R$20 milhões pelo Governo do Estado do Paraná já possibilitou a reestruturação de 20 viveiros regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), além dos viveiros cedidos a 280 municípios, Colégios Agrícolas, Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Associações de Pais e Amigos de Excepcionais (APAE), Centros de Menores Infratores, Penitenciárias, Instituições públicas e privadas. Todos os 399 municípios paranaenses já aderiram ao Programa.
São duas as principais vertentes com as quais o Programa Mata Ciliar trabalha: a primeira é a recomposição da mata ciliar através do plantio de mudas de espécies nativas, e a segunda, é o abandono de áreas para que a vegetação se recomponha naturalmente. Isso só é possível através dos incentivos, da gestão compartilhada, da assistência técnica, da capacitação de pessoal e da fiscalização. 
O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEMA e é executado em parceria com os Municípios as Secretarias da Agricultura e Abastecimento, do Planejamento e Coordenação Geral. Assim, o trabalho em campo é desenvolvido principalmente na zona rural, com os agricultores, e é realizado por mais de 500 técnicos que atuam mais de 300 entidades parceiras, nos escritórios do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater, em Cooperativas Agropecuárias e no Instituto Ambiental do Paraná - IAP.
Resultados Gerais do Programa Mata Ciliar
Ações realizadas
Plantio de Mudas120.526.180 *
Semeadura no Campo33.519,60 ha
Construção de Cerca5.053,71 Km
Abandono de áreas para regeneração natural25.694,02 ha
Beneficiados134.417 pessoas em todo o Estado do Paraná
* O índice de sobrevivência das mudas em campo é de 66,5% e foi obtido através de vistorias de 239 áreas totalizando 247.480 mudas (Documentos 196-Embrapa).

CONHEÇA MAIS - CLIQUE

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br