Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2012

II SEMANA DA MATA CILIAR SOSRIOSBR - MAQUINÉ (RS) RECUPERA MATA CILIAR (V)


Vista Aérea

Mutirão de recuperação da mata ciliar em Maquiné dá seguimento no trabalho de educação ambiental  ( foto aérea )
                   
Na Barra do Ouro um grupo plantou na Linha Três Barras mais de 100 mudas de árvores.
Mutirão de recuperação da mata ciliar em Maquiné dá seguimento no trabalho de educação ambiental
Abençoado pela exuberante natureza que o cerca, o município de Maquiné segue fortalecendo esse fator nos últimos cinco anos através do projeto Pense Verde, Educação Ambiental para Maquiné, que desempenha atividades de educação e sensibilização ambiental.

E na sexta-feira, 28 de agosto, mais um mutirão de recuperação da mata ciliar de Maquiné foi realizado. Nessa ação diferentes entidades e associações como: Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Maquiné, Emater/Ascar-RS, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Maquiné, SEMA, Escola Estadual de Ensino Fundamental Hilário Ribeiro, Escola Municipal de Educação Infantil Recanto Infantil, Grupo de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Idelfonso Simões Lopes (Osório),Ministério Público,Capela da Pedra de Amolar,Consepro e Caoma participaram do plantio de mudas de árvores em duas localidades do município.

Os locais escolhidos para o plantio das mudas foram a Linha Três Barras e Pedra de Amolar. E divididos em dois grandes grupos (entidades, órgãos governamentais, sindicato, voluntários e outros), mais de 50 pessoas colocaram a mão na terra para plantar mais de 300 mudas de árvores, como araçazeiro, ingazeiro, palmeira, aroeira, pitangueira, cedro, canela e outras espécies.

Na Barra do Ouro um grupo plantou na Linha Três Barras mais de 100 mudas de árvores.

Já na Linha Pedra de Amolar o local escolhido foi a margem do Rio Maquiné, local onde cinco anos atrás uma forte enchente devastou a vegetação avançando para as casas e propriedades da região. Com essa atitude, o plantio atingiu um de seus principais objetivos, que é a recomposição da mata ciliar proporcionando a estabilização do barranco às margens do rio.

Financiado pelo Concepro e pelo Ministerio Público o projeto Pense Verde conquistou no ano de 2011 o primeiro prêmio de responsabilidade sócio-ambiental. Já em 2012, o Pense Verde concorre ao prêmio Innovare onde já passou para a segunda fase.

Prefeitura Municipal de Maquiné
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br