Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de novembro de 2012

SERÁ EM JANUÁRIA (MG) O VIII ENCONTRO NACIONAL DA ASA - DE 19 A 23 DE NOVEMBRO





VIII EnconASA será lançado em Montes Claros

A Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA) realiza na próxima terça-feira (13) um evento de lançamento do VIII Encontro Nacional da ASA (EnconASA) para a imprensa, no Solar dos Sertões, na cidade de Montes Claros, Norte de Minas Gerais, a partir das 19h. Apresentação cultural e falas de representantes da ASA e de agricultores e agricultoras da região farão parte da programação.
O lançamento contará ainda com a presença de representantes da coordenação da ASA Minas Gerais, que vão falar sobre o Encontro Nacional enquanto um espaço político da ASA, que contribui para a melhoria da vida das famílias agricultoras no Semiárido, e fortalece a sociedade civil na concretização das políticas públicas que promovem o desenvolvimento econômico, político e social na região.
“Escolhemos Montes Claros por ser uma cidade polo, de maior população na região, que evidencia, a partir da sua composição, com faculdades, universidades e veículos de comunicação, um polo irradiador de notícias para a região”, explica a coordenadora executiva da ASA Minas, Leninha Alves de Souza. De acordo com a coordenadora, o lançamento contará com uma feira de produtos da agricultura familiar em exposição e disponíveis para comercialização.
O evento de lançamento também destacará a atuação da ASA junto às famílias de agricultores e agricultoras do Semiárido brasileiro, o Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido, que se divide em dois projetos:  Um Milhão de Cisternas (P1MC) e  Uma Terra e Duas Águas (P1+2). Juntos, esses programas mudaram a vida de mais de 2 milhões de pessoas em todo o Semiárido, sendo 15 mil em Minas Gerais.

VIII EnconASA – O Encontro Nacional da ASA ocorrerá de 19 a 23 de novembro, no SESC de Januária, Minas Gerais. Realizado a cada dois anos, promove um intercâmbio de conhecimentos e valores entre as populações difusas que lutam para construir um Semiárido com acesso à água, à terra e a uma vida digna.
Com o tema Trajetórias de luta e resistência para a superação da pobreza e construção da cidadania, o VIII EnconASA fará uma reflexão sobre o atual modelo de desenvolvimento, a partir das trajetórias de luta e resistência dos territórios de atuação da ASA, na perspectiva da construção de um projeto de desenvolvimento sustentável, que supere a pobreza e promova a cidadania.
Mais informações sobre o evento poderão ser acessadas através do site do VIII EnconASA e das redes sociais. Basta clicar no endereço eletrônico: www.oitavoenconasa.org.br, ou através do Facebook/articulaconosemiarido.

Serviço:
O que? Lançamento do VIII EnconASA
Quando? Terça-feira, dia 13 de novembro, às 19h
Onde? Solar dos Sertões, Montes Claros, Minas Gerais

Território Vale do São Francisco inspira segundo dia do VIII EnconASA

Um território habitado por inúmeras populações indígenas, quilombolas, vazanteiros. Um espaço que abriga as lutas desses povos, as conquistas e os desafios futuros. Assim é a região do Vale do São Francisco, em Minas Gerais, que terá sua história retratada no documentário Território do Vale do São Francisco - É no Semiárido que o povo resiste!É no Semiárido que a vida pulsa!, que subsidiará o debate da mesa “Territórios de Convivência: Trajetórias de Lutas e Resistências para a Superação da Pobreza e Construção da Cidadania”, na manhã do segundo dia do evento (20/11).
A produção audiovisual conta a história do território do Vale do São Francisco, uma das oito microrregiões que compreende o Semiárido mineiro e que vai sediar o EnconASA. O vídeo mostra como o território se constituiu, quais são os grandes desafios atuais e como a ASA tem atuado nessa área. As experiências retratadas no vídeo também fazem parte do roteiro das visitas temáticas, que serão realizadas no terceiro dia do Encontro (21/11).  LEIA MAIS
BLOG SOS RIOS DO  BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br