Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de novembro de 2012

TRABALHO SOBRE DILUIÇÃO DE AGROTÓXICOS EM ÁGUA DÁ PRÊMIO A PESQUISADORES DA EMBRAPA


(foto: Equipe premiada, arquivo Embrapa)
Trabalho da Embrapa sobre modelagem matemática aplicado ao cálculo do volume de água cinza necessário para diluir agrotóxicos na água é premiado em congresso

27.11.2012
O trabalho Mathematical model to estimate the volume of grey water of pesticide mixtures, desenvolvido pelos pesquisadores Lourival Costa Paraíba, Ricardo Antônio Almeida Pazianotto, Alfredo José Barreto Luiz, Aline de Holanda Nunes Maia e Claudio Martín Jonsson, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP) foi premiado em primeiro lugar na categoria Profissional no XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia - Ecotox 2012, realizado entre 25 e 28 de setembro de 2012 em Pernambuco. O Ecotox é um congresso bianual promovido pela Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia filiada a Society of Environmental Toxicology and Chemistry (Setac).
Conforme Paraíba, “o trabalho é um modelo matemático que estima o volume de água cinza necessário para diluir, no ambiente, misturas de agrotóxicos na água. A água cinza é um componente da pegada hídrica e, grosso modo, expressa o volume total de água contaminado pelos agrotóxicos usados em uma atividade agrícola, em uma determinada região. Na agricultura, a pegada hídrica expressa o volume total de água envolvido na produção de um produto agrícola”.
O modelo premiado supõe que a água é contaminada pela mistura dos agrotóxicos e usa em seus cálculos valores de concentrações letais dos agrotóxicos em organismos indicadores da qualidade da água (algas, peixes e micros crustáceos). Assim, o modelo calcula o volume total de água que seria necessário para diluir a carga da mistura dos agrotóxicos e manter a água em padrões pré-definidos de qualidade para a vida aquática e para o homem.
Foi ilustrado com a estimativa da água cinza de herbicidas usados em cultivos de cana-de-açúcar para a produção de açúcar e álcool. Como foi estimado pelo modelo que cada agrotóxico contribui diferentemente para o volume total da água cinza, um resultado prático do modelo seria a confecção de um selo que identificaria na embalagem do agrotóxico o poder de sua contribuição na produção de água cinza, quando aplicado em um cultivo agrícola. A apresentação foi patrocinada pela Embrapa Meio Ambiente e pela Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapesp) por meio do projeto Alterações Bioquímicas, Hematológicas e Acúmulo em Tilápia pela Exposição a Misturas de Herbicidas da Cultura Canavieira.
No Ecotox 2012 foram discutidos tópicos relacionados à ecotoxicologia, química ambiental e respectivas políticas ambientais ao longo da programação do congresso, propiciando a atualização e a difusão do estado da arte, nas diferentes especialidades, entre os participantes do evento. Participaram deste congresso pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa nacionais e internacionais, além de profissionais ligados a órgãos governamentais, a organizações não governamentais e à iniciativa privada, tendo como tema o Desafio da Sustentabilidade, tendo sido apresentados mais de 900 trabalhos científicos por mais de 650 participantes, numa verdadeira demonstração de como a ciência pode contribuir para a solução dos desafios ambientais no Brasil e no mundo.
Cristina Tordin
Jornalista, MTB 28499
Embrapa Meio Ambiente
19.3311.2608



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br