Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de novembro de 2012

DIA DO RIO PARAGUAI É COMEMORADO COM ATIVIDADES AMBIENTAIS


Alunos receberam informações sobre a importância da conservação do Rio Paraguai

Educação ambiental marca comemoração pelo Dia do Rio Paraguai

Fonte: PMC em 13 de Novembro de 2012
A Fundação de Meio Ambiente e Desenvolvimento Agrário realizou nesta quarta-feira (14) uma atividade educativa com alunos da Escola Municipal Tilma Fernandes Veiga. A ação marcou o Dia do Rio Paraguai, celebrado nesta data desde 2001. Os estudantes, moradores do bairro Cervejaria, percorreram a orla portuária, da escola até o Porto Geral, e observaram de que forma a margem do principal rio do Estado está sendo preservada.
De volta à sala de aula, os alunos vão indicar os problemas constatados na região e debater alternativas para melhorar a preservação do Rio Paraguai e, consequentemente, do Pantanal corumbaense. Depois da conversa, eles serão estimulados a produzir desenhos que retratem a situação atual do rio e da condição ideal, do ponto de vista deles. A atividade começou às 9 horas.
Rio Paraguai
O Dia do Rio Paraguai foi criado em 2001 pela sociedade civil nascendo em Cáceres, Mato Grosso. Foi um dia marcante de uma vitória emblemática do povo contra o megaprojeto da Hidrovia Paraguai-Paraná. Em Cáceres seria iniciada a obra que daria origem à hidrovia, mas a justiça e a sociedade conseguiram impedir. Com informações da Ong Ecoa.
http://www.correiodecorumba.com.br
Mutirão retira 5 toneladas de lixo do rio Paraguai
de Cáceres
Teve de tudo: muitos pneus, fogões, geladeiras, cama, pedaços de bicicleta, colchões, coletes velhos, garrafas peti, cadeiras, vidro. Toneladas de lixo foram retiradas durante todo o dia de ontem, 11, no 24º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai. Apesar de acontecer todos os anos, a quantidade de lixo surpreende, pois demonstra a falta de conscientização daqueles que usam o rio para lazer ou para subsistência. No caso, pescadores.
 
Este ano, aumentou também o número de voluntários, que chegou a 500. Clubes de sérico, sindicatos, associações ambientais, todos colaboraram. Cerca de 100 embarcações transportaram nada menos que cinco toneladas de lixo.
 
Claudionor Duarte Correia, um dos organizadores do mutirão, afirmou que o número de pessoas ajudando surpreendeu. “Conseguimos repassar a importância do evento. Falta agora descobrirmos a fórmula de finalmente conseguir fazer com que as pessoas parem de jogar lixo no rio”.
 
A limpeza, que acontece anualmente, é fruto de uma idéia do capitão Renato Tomaz, da reserva da Marinha. No final do evento, a Marinha realizou a celebração do Dia Nacional do Amigo da Marinha com a entrega do diploma de Amigo da Marinha ao reitor da Unemat, Adriano Silva. A ação contou com participação da Banda do 2º Batalhão de Fronteira e da Banda Remelexo.
http://www.diarionline.com.br/

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br