Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de novembro de 2012

XIV ENCOB EM CUIABÁ E A DEFESA DAS CABECEIRAS DOS RIOS DO PANTANAL


Fórum de Comitês de Bacias aprova moção em defesa das cabeceiras

Da Reportagem

Representantes de um colegiado de 166 comitês de bacias hidrográficas aprovaram, no último dia 09, no final do XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob), realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT), moção em defesa das cabeceiras do Pantanal. Aprovada por unanimidade pelos participantes da Assembleia Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas a moção foi apresentada pelos comitês do rio Sepotuba e do rio Cuiabá e elaborada em parceria do WWF-Brasil.

O documento será encaminhado ao Governo do Estado do Mato Grosso, Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Nacional de Águas (ANA) e aos municípios do Mato Grosso onde estão as nascentes do Pantanal.

A moção destaca a importância do Pantanal, Patrimônio Natural da Humanidade, e “conclama as instituições a se unirem para desenvolver ações que ajudem na proteção das cabeceiras do Pantanal”. Entre essas ações está a recuperação de nascentes, de áreas degradadas e matas ciliares e o estímulo à implementação de boas práticas agrícolas e pecuárias na região. Também convoca instituições nacionais, regionais e locais a saírem em defesa a das nascentes e construir o Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal.

“A moção respalda e legitima a proposta de juntar esforços para a proteção das cabeceiras do Pantanal”, destacou o coordenador do Programa Água para a Vida do WWF-Brasil, Glauco Kimura.

Programa - A iniciativa faz parte das atividades do Programa HSBC pela Água, uma parceira do WWF-Brasil com o banco, que atua na preservação e conservação das nascentes do Pantanal. O objetivo é recuperar pelo menos 30 nascentes nas cabeceiras do Pantanal, envolvendo pelo menos 20 municípios na região, com impacto em mais de 700 Km de rios do Pantanal.

O WWF-Brasil vem apoiando, há três anos, projeto de recuperação de nascentes e de área degradada no município de Reserva do Cabaçal (MT). Nessa região, o mau uso do solo provocou a degradação de nascentes e o assoreamento do rio Cabaçal, um dos afluentes do rio Paraguai, formando imensas voçorocas (grande buracos no solo causados pela erosão).

O projeto piloto de Reserva do Cabaçal teve bons resultados. No entanto, para que a experiência ganhe escala, é necessário ampliá-la e estimular ações de proteção em outros municípios nas cabeceiras do Pantanal. “A construção do pacto dos municípios é fundamental para alcançar esses objetivos” destacou Kimura.

Biodiversidade - O Pantanal é a maior planície alagável do Planeta e berço de uma rica biodiversidade. Existem registros de pelo menos 4.700 espécies, incluindo plantas e vertebrados. Nesse total, 3.500 são espécies de plantas (árvores e vegetações aquáticas e terrestres), 325 peixes, 53 anfíbios, 98 répteis, 656 aves e 159 mamíferos.

A importância ambiental da maior área úmida continental teve o seu reconhecimento a partir de 1998, quando o bioma foi decretado Patrimônio Nacional, pela Constituição brasileira. Em 2000, o Pantanal recebeu o título de Reserva da Biosfera pela Organização das Nações Unidas (ONU).

ENCOB - O XIV Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (Encob) foi realizado de 5 a 9 e contou com cerca 1,2 mil participantes entre membros de comitês de bacias hidrográficas, técnicos de órgãos gestores de recursos hídricos, pesquisadores e representantes da sociedade civil. (Maria Barbant/Sema-MT)


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br