Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de novembro de 2012

BRASILEIRO, ENG. BENEDITO BRAGA, PRESIDE O CONSELHO MUNDIAL DA ÁGUA - CMA



benedito-braga.jpg
Benedito Braga é o primeiro brasileiro ao ocupar o cargo em 16 anos do ConselhoFoto: divulgação 


Conselho Mundial da Água elege presidente brasileiro pela primeira vez


Detentor de mais de 12% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil ocupará, pela primeira vez, a presidência do Conselho Mundial da Água, órgão criado há 16 anos para agregar segmentos e instituições envolvidas com a temática.  

O escolhido foi o professor de engenharia ambiental da USP (Universidade de São Paulo), Benedito Braga, que já ocupou o cargo de diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e presidiu a última edição do Fórum Mundial da Água, principal evento internacional sobre o tema, ocorrido em março e organizado pelo conselho. Braga, que foi eleito por unanimidade na assembleia geral do órgão, substitui o francês Loïc Fauchon.

Para a ANA, a composição atual do Conselho Mundial "coloca o Brasil na condição de um dos principais países do mundo em termos de representação nacional e maior representante da América Latina"
Apesar do ineditismo, não se pode denominar de surpresa a eleição do professor. Braga ocupava o cargo de vice-presidente do conselho e, aos 62 anos, é considerado uma das maiores autoridades sobre o tema no mundo.  Ph.D. pela Universidade de Stanford (EUA), ele foi responsável dos fóruns sobre o tema nas discussões de Haia e Kyoto, além de ser uma das lideranças nas negociações sobre água, com a ONU. 

A gestão dele deverá focar no diálogo entre os países e o alinhamento de suas gestão hídrica, principalmente os subdesenvolvidos.

Membro do conselho, a senadora Kátia Abreu comemorou a eleição de Benedito Braga. "Também é importante para o Brasil, que poderá compartilhar experiências com outros países e levar adiante uma discussão crucial para o futuro da humanidade: a utilização da água na produção de alimentos", destacou ela ao CNA.



Representantes do Brasil no CNA

O Brasil possui ainda outros quatro representantes nos denominados governadores, um grupo de 36 especialistas de vários países, que detém direito a voto no conselho: o diretor da ANA Paulo Varela, o superintendente da ANA Ricardo Medeiros, o presidente da Rede Latino-Americana de Organismos de Bacia (Relob) Lupércio Ziroldo e, por fim, Nilton Azevedo, da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria e Base (Abdib).

De acordo com a Agência, a composição atual do Conselho Mundial "coloca o Brasil na condição de um dos principais países do mundo em termos de representação nacional e maior representante da América Latina". 

Fonte:  EcoDesenvolvimento.org


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br