Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de novembro de 2012

CELEBRANDO A "SEMANA DO RIO SOSRIOSBR 2012" - ECOA RIOS VIVOS


    TODOS NÓS SOMOS RESPONSÁVEIS PELOS RIOS DE NOSSA TERRA...SE NÃO PROTEGERMOS E PRESERVARMOS NOSSOS CURSOS D' ÁGUA DE SUPERFÍCIE E SUBTERRÂNEOS, CORREMOS O RISCO DE DESTRUIR NOSSAS FONTES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL! SOMOS TODOS RESPONSÁVEIS!!! - DIA DO RIO 2012 - DIA 24 DE NOVEMBRO - CELEBRAÇÕES SOSRIOSBR 2012


CELEBRANDO A "SEMANA DO RIO SOSRIOSBR 2012" DESTACAREMOS NESTA SEMANA OS SITES E BLOGS QUE DIVULGAM E VALORIZAM OS NOSSOS RIOS,
SEUS RIBEIRINHOS, OS PROJETOS, AS AÇÕES E ATIVIDADES !






Ecoa - Rios Vivos

Construindo sustentabilidade e democracia

A ECOA foi criada em 1989, em Campo Grande - MS, por um grupo de pesquisadores de diversas áreas profissionais, dentre elas as de biologia, comunicação, arquitetura, ciências sociais, engenharia e educação, para estabelecer um espaço de reflexão, debates e formulações e também desenvolver projetos e políticas públicas para a conservação ambiental e a sustentabilidade tanto no meio urbano quanto no rural. Nesta perspectiva o Pantanal e a bacia hidrográfica do rio da Prata foram identificados como as regiões prioritárias, sendo que no caso Pantanal concentraram-se as ações de base comunitária, o que indica, também, uma das razões para a criação da organização.

Atuação

A Ecoa associa investigação cientifica e ação política no sentido amplo do termo, envolvendo comunidades, instituições de ensino e pesquisa, instituições governamentais e outras organizações não governamentais.  Como ferramentas promove campanhas e processos de diálogos multisetoriais para criar espaços de reflexão, negociação e decisão frente a questões prioritárias para a conservação ambiental e a sustentabilidade.

Uma das principais características da instituição é o permanente suporte para o surgimento e desenvolvimento de redes, fóruns, articulações e organizações locais no Brasil e em outros países. 

   PROJETOS

Veja abaixo e no menu ao lado alguns projetos já executado pela Ecoa.

Conservando o Pantanal – Natureza e Pobreza NLR/PAN002
Período de implementação: 1 Maio 2007 a 31 Dezembro 2010
Coordenadora:Rafaela Nicola
Financiador: Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN NL)

Ponto Focal
Período de implementação: 1 jan 2007 a 31 Dez 2010
Coordenadora: Rafaela Nicola
Financiador: Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN NL)
A longa parceria entre a Ecoa e o Comitê Holandês da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN NL) resultou na nomeação da instituição como o primeiro Ponto Focal dos projetos financiados pela IUCN NL na Região Focal da Bacia do Prata. O Ponto Focal é a ponte entre as ONGs apoiadas e o financiador facilitando os processos técnicos, a integração e a sinergia entre os trabalhos. Compreendem a Região Focal a Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. No ciclo de 2007 a 2010 estão em andamento 35 projetos. 
Seus principais objetivos são: auxiliar na concepção de editais de convocação, monitorar os projetos a campo executados por ONGs financiadas na região focal, facilitar a assistência técnica e a implementação dos projetos, incluindo o contato com fontes técnicas e programas para fundos adicionais e, ainda,identificar demandas de capacitação e implementar processos de aprendizagem a equipe dos trabalhos aprovados.

Monitoramento dos impactos ambientais dos empreendimentos de infra-estrutura e energia da América do Sul
Período de implementação: Jan 2007 a 2009
Project leader: Alcides Faria
Financiador: Mott Foundation

Pantanal e os riscos da Contaminação
Period of implementation: Julio/2007 a 2008
Coordenadora: Patrícia Zerlotti
Financiador: New World Foundation

Em andamento desde 2003 este projeto trabalha para levantar e divulgar informações sobre os reais riscos de contaminação no Pantanal ocasionados com a instalação de indústrias siderúrgicas, o pólo mínerossiderúrgico e  a possibilidade do pólo gás químico na região. Como principal ferramenta de divulgação está o informativo eletrônico Repensar.

Um dos destaques deste projeto é o trabalho e a articulação com redes e Organizações da América Latina. O Pantanal e os Riscos da Contaminação também participa da Plataforma de Diálogo entre o Segundo e Terceiro Setor, onde indústrias instaladas ou em processo de instalação na região de Corumbá discutem com ONGs e instituições de pesquisa meios para atenuar os danos sociais e ambientais causados pelos empreendimentos e ir além do que a legislação ambiental exige.
Mais informações no link www.riosvivos.org.br/contaminação 

Pantanal: Proteção da Serra do Amolar
Período de implementação: 2008-2009
Coordenadora:André Siqueira
Financiador: Blue Moon Fund

O projeto tem como objetivo a conservação da região da Amolar em sinergia com órgãos ambientais nas eferas municipal, estadual e Federal.  O projeto também promove o dialogo entre comunidades locais e as unidades de conservação através da abordagem do desenvolvimento Integral das Comunidades como fomento ao associativismo, empoderamento - para inserção e melhor aproveitamento de políticas públicas - e o uso racional dos recursos naturais - como meio de aliar proteção ao meio ambiente e geração de renda aos ribeirinhos.

Bocaiúva e outras espécies do Cerrado: suporte para uso sustentável em Miranda
Período de implementação: 2009
Coordenador: Jean Fernandes Júnior
Financiador: Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP Ecos)
Este projeto encontra no extrativismo de frutos nativos do cerrado meios de aliar a conservação e a geração de renda no Município de Miranda – MS (área de transição Cerrado/Pantanal). 
Entre suas principais metas está o reflorestamento na região do Córrego Agachi, que corta o Assentamento Bandeirantes, e a geração de renda através do beneficiamento e comercialização de produtos da Bocaiuva (Acrocomia aculeata), fruto típico local. Os trabalhos são voltados às mulheres do Assentamento e mulheres da Associação de Coletores de Iscas de Miranda. As ações visam a organização social, preservação e investigação de novos produtos.

Crianças das Águas - Pantanal: identidade e cidadania
Período de implementação: 2009 
Coordenador: Patrícia Zerlotti 
Financiador: Criança Esperança

Apoiado pelo já conhecido programa Criança Esperança, o projeto Criança das Águas visa melhorar as condições de vida de cerca de 230 crianças moradores de comunidades ao longo do Rio Paraguai (Porto da Manga, Baía do Castelo, Paraguai Mirim e Barra do São Lourenço). A afirmação da identidade pantaneira são instrumentos-chave deste projeto. 

A escola atua como ponto estratégico e unificador das comunidades e os educadores replicantes da cidadania e educação ambiental - elementos firmadores da identidade das águas. Como reforço e incentivo às crianças ferramentas que promovem a cooperação, extensão e comunicação deverão ser instaladas e postas em uso, como rádio escolas e internet interativa (blogs, chats e grupos de discussão). Também são desenvolvidas ações nas áreas de saúde, educação e meio ambiente, em parceria estreita com gestores públicos, entidades de ensino e pesquisa e ribeirinhos.

Comunicação socioambiental
A Ecoa é uma referência em comunicação socioambiental no Pantanal e Cerrado. Colabora com profissionais da mídia que estão em busca de informações e contatos fazendo atendimento voluntário. Produz notícias e organiza o conteúdo editorial Portal de Informações www.riosvivos.org.br.
Elaborou conteúdo dos sites:

O acervo de documentos, livros, periódicos e materiais audiovisuais acumulados ao longo de sua trajetória foi organizado e está gradativamente sendo incorporado ao banco de dados do Centro de Referências de Áreas Úmidas - Pantanal, que é acessado na internet pelo endereço http://ecoa.phlnet.com.br/ e também pode ser consultado na sede da entidade.

Secretaria executiva
A entidade atua como secretaria executiva da Coalizão Rios Vivos, Rede Pantanal e do Formads (Fórum de Meio Ambiente e Desenvolvimento de MS). As atividades constituem na organização da logística, estabelecimento de contatos e distribuição e produção de informações.

Monitoramento de megaprojetos de infra-estrutura para o Pantanal  
- Projeto Hidrovia Paraná-Paraguai
- Pólos industrias em Corumbá

   
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br