Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de novembro de 2012

SOS TONINHAS, AMEAÇADAS DE EXTINÇÃO EM SC



Projeto pioneiro tenta salvar as toninhas de 

extinção em SC


Um projeto pioneiro e inédito apresentado no Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO), no Rio de Janeiro, pode representar um importante passo para a preservação das toninhas, tipo de golfinho ameaçado de extinção na costa brasileira. Capitaneado por pesquisadores da Univille, com sede em Joinville e São Francisco do Sul (SC), o “Projeto Toninhas” conseguiu desenvolver um processo de captura e marcação dos indivíduos residentes na Baía da Babitonga (localizada também em Joinville) para monitorar a espécie.

O projeto foi apresentado na mesa formada nesta quarta-feira no CBO para tratar dos “Desafios no Estudo de Mamíferos Marinhos no Brasil”. Ao fazer a captura da toninha, com a utilização de procedimentos que envolvem alta tecnologia e muito planejamento, os estudiosos instalaram transmissores que acompanham, via satélite, o comportamento dos indivíduos. “Trata-se da primeira operação de captura e marcação de pequenos mamíferos marinhos em águas brasileiras”, conta a coordenadora do Projeto Toninhas, Marta Cremer.
No congresso, que reúne especialistas em ciências marinhas de todo o Brasil, a bióloga explicou como funciona o mecanismo de captura, os riscos que ele envolve, já que o animal pode morrer, quais os avanços do Brasil neste tipo de procedimento e qual a importância do pioneirismo deste trabalho. Como se trata de um tipo de golfinho muito peculiar, um dos menores do mundo e com atitudes muito particulares, o trabalho de captura e marcação se torna imprescindível nos procedimentos e estudos para tentar estancar os riscos de extinção.
Marta detalha: “Com a marcação é possível obter uma série de informações que, de outra forma, seriam muito difíceis. Isso porque a toninha é tímida, discreta, não salta e mostra muito pouco do corpo quando vem à superfície. Temos, então, muitas limitações para estudar esse animal”.
Pressão – O grupo escolhido pela equipe da bióloga para ser monitorado vive em condições únicas no mundo. Trata-se de uma população de toninhas alocadas na Baía da Babitonga. É raro, segundo Marta Cremer, pelo fato de esta espécie viver, normalmente, em mar aberto. O alvo é certeiro, já que por estar numa área de baía, existem fatores de risco externos bem fortes. “Neste caso, você tem cidades muito próximas da baía e tem toda uma pressão para construção de empreendimentos, que, claro, ameaçam esses animais, que já são muito sensíveis”, explica.
A principal ameaça de morte aos indivíduos conhecida atualmente é em função das capturas acidentais de toninhas em redes de pesca. Como elas vão muito perto da costa, o problema é recorrente. De acordo com os estudos, atualmente o número de mortes de toninhas no Brasil já é superior ao de nascimentos, o que é preocupante. Estudos extraoficiais dão conta de que hoje existam cerca de 30 mil animais na costa brasileira.
Mas até o acesso aos números é difícil por fatores externos. “Temos dificuldade de acesso a números porque dependemos dos pescadores que relutam em dar informações, pela própria atividade deles. Eles têm medo de que a gente vá interferir. É uma situação então bem complexa”, lamenta a bióloga.
Mapa da extinção – Além da área oceânica do Brasil, o projeto Toninhas mapeia as águas uruguaias e argentinas. Os estudos mostram que, nestes dois países, além do estado do Rio Grande do Sul, o estágio de morte é avançado. Isso porque ali é muito intensa a pesca, com a existência de grandes pesqueiros e grande número de barcos de porte atuando com redes. A mortalidade acidental, então, é maior. A vantagem, segundo Marta, é que, ao mesmo tempo, as comunidades são maiores.
Já na região dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio e Espírito Santo, o quadro é inverso. Como a atividade pesqueira é menos intensa, a mortalidade de toninhas é menor. Em compensação, nestas áreas existem menos indivíduos e um processo acelerado de transformação da costa. “Com a construção de empreendimentos e portos, principalmente, existe um grande impacto nos animais por vários fatores, como ruídos e movimentação de barcos, que tensionam a situação”. (Fonte: Portal Terra) - AMBIENTE BRASIL

LEIA TAMBÉM:

Toninhas, espécie em extinção



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br