Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de novembro de 2012

VIII FESTIVAL BRASÍLIA DE CULTURA POPULAR DESTACA A ÁGUA DO PLANALTO CENTRAL









A água, a mata e as tradições no VIII Festival Brasília de Cultura Popular

Em sua oitava edição, o Festival Brasília de Cultura Popular inova com a introdução de um novo componente de reflexão e manifestação sobre a indissociável relação entre natureza e cultura, trata-se do “Espaço Eco das Tradições”.

O Festival foi gestado com o propósito de construir um identificador cultural em Brasília, o Grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro inventou seu próprio mito (o mito do Calango Voador, confira aqui), levando em suas apresentações elementos do Cerrado (berçário de águas que vertem para o interior do Brasil e da América do Sul) para o imaginário popular. Aberto no Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, este ano o Festival prossegue até o dia 02 de dezembro no Complexo Cultural da Funarte.

Com temas ligados ao meio ambiente, educação e cultura brasileira, o VIII Festival Brasília de Cultura Popular e o II Festival Brasileiro de Teatro de Terreiro trazem uma reflexão sobre a nossa identidade cultural, a cultura tradicional e a natureza, em uma série de palestras com intervenções visuais e musicais.

O “Espaço Eco das Tradições” acontece no Teatro Plínio Marcos e será transmitido ao vivopelos sites: seuestrelo.art.br e http://estudiolivre.org/stream/.

Confira abaixo a Programação do Espaço Cultural Eco das Tradições: 
Dia 27 de novembro às 19h30 A Água, a Mata e a Tradição: uma discussão científica, musical e poética sobre a importância da preservação do meio ambiente, a importância de uma retomada de consciência sobre nossas ações em relação à Natureza por meio dos olhos da ciência e da cultura popular.
        Rodrigo Rollemberg – O Cerrado Sempre Vivo
        Vera Catalão – As Águas do Cerrado
        Franklin de Paula Jr –Territorialidades hídricas e imaginário social nas políticas de águas
        Yalorixá Mãe Railda – A natureza e os Orixás
Dia 28 de novembro às 19h30 O Ser Cerrado: uma reflexão sobre quem somos vivendo no centro do Brasil, guiado por meio de uma viagem de informações, projeções sobre quem aqui habitava e a trasnformação que aconteceu com a chegada da cidade sonhada: Brasília e suas modernações.
        Rômulo Andrade – Primeiros amantes do Cerrado
        Chico Simões – A Permacultura da cultura popular
        Claúdio Villar de Queiroz - Mestre Danadinho – Brasília e Arquitetura
Dia 29 de novembro às 19h30 – A Natureza da Cultura: Um pensamento sobre a natureza e sua influência sobre a nossa criação artística, a invenção, o poder de renovação, a mestiçagem e a fúria inventiva existente na tradicional e moderna cultura popular brasileira
        Bené Fontelles – Nem é erudito nem é popular
        TT Catalão – RupturaCONtradição  
        Tico Magalhães – A Invenção Popular e o Moderno Mito do Cerrado

Saiba mais sobre o VIII Festival Brasília de Cultura Popular


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br