Abes-RS e SOSRiosBr parabenizam os Engenheiros Ambientais
Hoje, 31 de janeiro, é comemorado o Dia do Engenheiro Ambiental. Parabéns a todos os profissionais e estudantes de Engenharia Ambiental!
O curso de Engenharia Ambiental foi criado pela Resolução nº 447, de 22 de setembro de 2000, que dispõe sobre o registro profissional do engenheiro ambiental e discrimina suas atividades profissionais.
A escolha de 31 de janeiro se deve ao fato de, nessa data, ter-se graduado no Brasil a primeira turma de engenheiros ambientais.
A engenharia ambiental é um ramo da engenharia que estuda os problemas ambientais de forma integrada nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, com vista a promover o desenvolvimento sustentável. Fonte: ABES-RS NOTÍCIAS
A Importância da Engenharia Ambiental no Mundo Atual
As necessidades da sociedade humana de moradia, alimentos e energia desde tempos remotos vem transformando o nosso planeta.
Nos últimos 100 anos em especial, três fatores contribuiram para acelerar ainda mais este impacto, aumentando os desafios da engenharia ambiental:
- Houve uma explosão populacional: em 1900 a população humana da terra que era de 1.650.000.000 de pessoas, em meados do ano 2000 passou de 6.000.000.000
- O desenvolvimento de novas formas de transporte tais como aviões e automóveis exigiram um aumento gigantesco na demanda de energia do planeta ( principalmente petróleo ), aumentando também a poluição
- Por fim, o aumento médio da qualidade de vida geral, fez com que o consumo mundial ( principalmente nos países ricos ) aumentasse muito, gerando uma quantidade de lixo nunca vista !
É neste cenário que o profissional de engenharia ambiental surge como um profissional cada vez mais importante, buscando sempre prevenir e evitar que o planeta seja ainda mais degradado e poluído.
Hoje em dia já começamos a sentir na pele as consequências dos últimos 100 anos de progresso acelerado e mal-planejado: os desastres naturais estão aumentando cada vez mais, a poluição das grandes cidades está deixando a população cada vez mais doente e a temperatura da terra está subindo.
Muita gente deve estar se perguntando: e será que ainda tem jeito ? Sim, claro que temos jeito !! E grande parte da solução está relacionada a gestão e engenharia ambiental.
O profissional de engenharia ambiental atuando no gerenciamento a emissão de poluição, planejando redes de saneamento, projetando sistemas de gestão e tratamento de lixo e avaliando riscos e compensações ambientais, pode contribuir ativamente para construirmos um planeta cada vez mais sustentável.
Contribuições que a Engenharia Ambiental pode dar para um Planeta mais Sustentável:
A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição da Água
Segundo o IBGE, nesta década, 98% dos municípios Brasileiros já contam com serviços de abastecimento de água potável nas torneiras e 99% já contam com coleta de lixo ( somente coleta, não envolvendo reciclagem ), no entanto, apenas 52% tem uma rede de tratamento de esgoto instalada.
Isso indica que os profissionais de engenharia ambiental e os governos tem um grande projeto pela frente: projetar e financiar redes de saneamento básico e gestão de recursos hidricos para mais de 2500 cidades e 90 milhões de habitantes.
Quanto mais o esgoto for recolhido e tratado, menos sujeira é jogada em rios e curso dágua, diminuindo a poluição.
A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição do Ar
Após a revolução industrial, o surgimento e uso do plástico em nível global e também devido a popularização dos automóveis a poluição no ar nunca foi tão intensa.
Além de contribuir para o aquecimento global, a poluição do ar também trás doenças para as pessoas e deteriora a qualidade ambiental de um modo geral prejudicando plantas e animais adaptados a condições climáticas melhores.
Para ajudar a conter e acabar com a poluição do ar os profissionais de engenharia ambiental podem atuar estudando novas tecnologias para controle da qualidade do ar, podem atuar junto a indústria projetando fábricas e automóveis mais ecológicos e também ajudando no projeto de usinas de energia limpa que vão substituir tecnologias ancestrais tais como usinas de carvão e petróleo.
A Engenharia Ambiental e o Controle da Poluição do Solo
Com o crescimento descontrolado que as cidades tiveram nas últimas décadas, cada vez mais o solo foi sendo ocupado por asfalto, concreto e os rios foram sendo circulados por ruas, cenário que aumentou muito a quantidade de enchentes, principalmente em grandes metrópoles.
A engenharia ambiental tem no aspecto da poluição do solo outro grande desafio: ajudar no planejamento das cidades para que áreas verdes sejam preservadas e também ajudar a recuperar áreas já destruidas.
Outra questão séria de poluição do solo a ser tratada pela engenharia ambiental no futuro é o lixo: tem se produzido cada vez mais lixo e temos cada vez menos lugares para joga-lo, neste caso só existe uma solução: reciclar !!
Através de um sistema eficiente de reciclagem e através de produtos e embalagens produzidos com materiais mais ecológicos, podemos reduzir drasticamente a quantidade de lixo produzido pelas cidades, tornando o solo cada vez melhor novamente.Fonte: GUIA DA CARREIRA
LEIA TAMBÉM: PERFIL DO ENGENHEIRO AMBIENTAL
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!