Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de janeiro de 2013

ALERTA DO PNUMA: O RISCO DE CONTAMINAÇÃO POR MERCÚRIO É MAIOR NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO





por mercúrio no Brasil

Publicado em 14/01/2013

As populações dos países em desenvolvimento enfrentam cada vez mais riscos de contaminação por mercúrio, um metal extremamente tóxico. 

O alerta é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que consta no mais amplo relatório realizado até hoje sobre o metal e seu impacto na natureza e na cadeia alimentar. O documento é divulgado às vésperas de negociações em Genebra de um tratado para controlar o uso de mercúrio globalmente.

Segundo o PNUE, em boa parte do território brasileiro a população corre risco de contaminação por causa de emissões de mercúrio ligadas à extração de minérios de forma artesanal, ou em pequena escala. Mesmo o desmatamento pode ser uma fonte de emissões por meio da erosão extensiva e da queima de floresta.

O documento constata também que cem instalações em 43 países, incluindo o Brasil, utilizam mercúrio na indústria de cloro e álcalis, que fabrica três produtos de base: hidróxido, bicarbonato e cloreto de sódio.

Em razão da industrialização rápida, a Ásia é agora o principal emissor de mercúrio, com a metade do total mundial. As emissões globais causadas por atividades humanas foram estimadas em 1.960 toneladas em 2010. As emissões na África e na América do Sul estão aumentando, representando 30% do total mundial, enquanto declinam na América do Norte e na Europa.

A maior parte das 600 mil toneladas de depósitos de mercúrio se encontra em países como China, Quirguistão, México, Peru, Rússia, Eslovênia, Espanha e Ucrânia.

O perigo causado pelo mercúrio está hoje comprovado, principalmente para mulheres grávidas e bebês. A ONU conclama os países a adotar medidas urgentes para reduzir as emissões. Além da combustão de carvão, outras fontes de emissões de mercúrio incluem a produção de metal e de cimento.

Além disso, 340 toneladas desse metal tóxico são utilizadas todos os anos para cuidados e produtos dentários. Está presente igualmente em produtos de grande consumo, como aparelhos eletrônicos, interruptores, pilhas, cosméticos, na produção de materiais plásticos, particularmente PVC, e na extração de minérios.
Fonte: Valor Econômico - HIDROPLAN


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br