Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de janeiro de 2013

VÁRIAS USINAS HIDRELÉTRICAS NO BRASIL ESTÃO GERANDO ENERGIA COM NÍVEIS DA ÁGUA ABAIXO DO DE RISCO


As usinas de Itumbiara (GO) e Porto Primavera (SP), na foto, por exemplo, estão gerando energia com água abaixo dos 10%.
Itaipu é a única das grandes usinas com reserva perto do ideal
Nível do reservatório de Tucuruí (Pará) está em 26% do volume total, e duas hidrelétricas contam com só 10%
ONS diz que, enquanto houver água para mover as turbinas, as empresas continuarão gerando energia
JÚLIA BORBADE BRASÍLIA
Das dez usinas hidrelétricas mais potentes em operação no país, apenas Itaipu opera com reservatório em situação próxima da ideal: 79% da capacidade de armazenamento de água.

Levantamento feito com base em relatórios do ONS (Operador Nacional do Sistema) mostra que seis usinas estão com suas reservas abaixo da metade, entra elas Tucuruí (no Pará, a maior totalmente em território brasileiro), com armazenamento próximo a 26% do volume total.

Em situação semelhante estão São Simão (GO) e Foz do Areia (PR), que precisam praticamente quadruplicar seus níveis atuais para chegar à capacidade máxima.

Enquanto a chuva não é suficiente para elevar os níveis dos reservatórios, as usinas de Itumbiara (GO) e Porto Primavera (SP), por exemplo, estão gerando energia com água abaixo dos 10%.

Os dados do ONS retratam o cenário da sexta-feira. Cada usina tem um nível próprio de armazenamento para caracterizar um quadro alarmante.
O ONS diz que, enquanto houver água para mover as turbinas, as empresas continuarão gerando energia, em maior ou menor proporção.

Folha apurou que, para os técnicos do governo, os níveis baixos causam apreensão desde o fim de dezembro.
O temor não é de um racionamento imediato, mas com o que pode acontecer mais à frente, já que os níveis precisam ser recompostos e chegar perto de 100% antes de maio, quando começa a seca.

É esse acúmulo que faz o sistema aguentar a demanda no período em que as chuvas são ainda mais raras.
"Chegamos a esse nível, abaixo do de risco, mesmo com todas as térmicas acionadas. Ou seja, a munição que o sistema dispõe para enfrentar situação já está sendo gasta", diz Cláudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil.

Das 139 hidrelétricas acompanhadas pelo ONS, 30% estão com reservatório abaixo da metade; 51% não fazem estoque para seca e 18% estão com níveis acima de 50%.

É importante que chova nos próximos dias principalmente nas nascentes dos rios Paranaíba, Grande e São Francisco, onde se formam as bacias do Paraná e do São Francisco, responsáveis pela maior parte da capacidade de geração do país. FOLHA DE SP

SÓ MESMO REZA PODERÁ NOS SALVAR DOS APAGÕES!

Reservatórios insuficientes e risco na energia 
"Não se constroem mais hidrelétricas com reservatórios no Brasil por restrições ambientais. Os lagos capazes de formar reservatórios geralmente inundam áreas extensas que podem obrigar o reassentamento de núcleos urbanos ou o abandono de produção agropecuária, além de afetar o habitat de diversas espécies animais e vegetais. No quadro atual, a curto prazo, só resta aos brasileiros rezar para que chova o esperado nos próximos meses. Se isso não ocorrer, as empresas consumidoras serão obrigadas a reduzir sua demanda em função do inevitável aumento do custo da energia. E para o futuro fica a lição: mesmo reduzindo ao mínimo os impactos ambientais, o Brasil não pode abrir mão de hidrelétricas com reservatórios. O país tem ainda muitos investimentos a realizar no setor, que não pode ser descapitalizado por iniciativas de ordem meramente política", editorial - O Globo, 9/1, Opinião, p.16. NOTÍCIAS SOCIOAMBIENTIAS

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br