Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de janeiro de 2013

EXPERIÊNCIA INÉDITA NA REGIÃO DOS LAGOS (RJ): ESGOTO TRATADO IRRIGANDO LAVOURAS













Imprimir

Esgoto tratado vai irrigar lavouras na Região dos Lagos


A Secretaria do Ambiente prepara um projeto-piloto para garantir que o esgoto despejado na Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos, beneficie proprietários rurais. A iniciativa é uma experiência inédita de Economia Verde no país e pretende contemplar os agricultores ao desviar o esgoto tratado para ser usado na irrigação de lavouras.


Os efluentes são compostos de nutrientes que podem ser utilizados na fertilização de terras. Aprovado pelo Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental), o projeto receberá R$ 7 milhões.

De acordo com o secretário do Ambiente, Carlos Minc, a alternativa também solucionará dois problemas: a proliferação das algas e a diminuição da salinidade das águas da Lagoa de Araruama, que afastam do habitat peixes de grande valor comercial. O projeto-piloto vai ser iniciado nas cidades de São Pedro da Aldeia e Iguaba.

- Estamos melhorando a Lagoa de Araruama, que já recebeu investimentos, e também a agricultura, que será beneficiada com água doce para a irrigação de propriedades rurais  e nutrientes para a fertilização - disse Minc.

A iniciativa contará com o apoio da Secretaria de Agricultura, que auxiliará no trabalho de identificação das propriedades rurais, além das prefeituras e de concessionárias de água. A previsão é de que o acordo seja oficializado em fevereiro.
fonte: ioerjr - portaldomeioambiente.org.b


ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br