Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de janeiro de 2013

DIA MUNDIAL DAS ZONAS ÚMIDAS - 02 DE FEVEREIRO




Dia Mundial das Zonas Úmidas  

2 de fevereiro






O tema para o Dia Mundial das Zonas Húmidas ano em 2 de fevereiro é Zonas Húmidas e Gestão da Água.

O principal objectivo do Dia Mundial das Zonas Húmidas 2013 é aumentar a conscientização das pessoas sobre a interdependência entre água e zonas húmidas, para destacar formas de garantir a distribuição equitativa da água entre osdiferentes grupos de interessados ​​e entender que sem zonas úmidas não haverá água.


Notícias relacionadas:


Convenção sobre Zonas Húmidas ou Convenção de RAMSAR [+]

constitui um tratado intergovernamental adotado em 2 de Fevereiro de 1971 na cidade iraniana de Ramsar
A Convenção sobre Zonas Húmidas constitui um tratado inter-governamental adoptado em 2 de Fevereiro de 1971 na cidade iraniana de Ramsar. Por esse motivo, esta Convenção é geralmente conhecida como "Convenção de Ramsar" e representa o primeiro dos tratados globais sobre conservação. A Convenção entrou em vigor em 1975 e conta actualmente com 150 países contratantes em todos os continentes.  ...



O ano de 2013 foi proclamado pela ONU como o

Ano Internacional da Cooperação da Água [+]

Comemorações do Dia Mundial da Água, 22 de março terá lugar em todo o mundo sobre o tema da cooperação da água.

  

22º Concurso Internacional de pintura para sobre Ambiente [+]

O tema do 22º concurso de pintura é "Água: fonte de vida" e as crianças terão até 29 de fevereiro de 2013 para apresentar as suas candidaturas.




NOSSAS PUBLICAÇÕES SOBRE ZONAS ÚMIDAS DO BRASIL:

Saudações eco-fluviais,

Prof. Jarmuth Andrade

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Ana Maria Resende - Curitiba - PR27 janeiro, 2013 23:52

    É verdade que o PANTANAL BRASILEIRO, maior zona úmida da América do Sul, com mais de uma centena de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) que o Governo Federal está autorizando construir, corre o risco de ser totalmente destruído em poucos anos?

    ResponderExcluir
  2. Prof. Oswaldo Montenegro - SP28 janeiro, 2013 00:00

    Veja esta notícia de 2012:

    Ministério Público busca na Justiça suspensão de hidrelétricas no Pantanal

    Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual (MPE) de Mato Grosso do Sul ingressaram com ação civil pública na 1ª Vara Federal de Coxim/MS para suspender a instalação de empreendimentos hidrelétricos no entorno do Pantanal até a realização de estudo sobre o impacto cumulativo das atividades. Atualmente, há 126 empreendimentos instalados ou em vias de instalação e 23 estudos de inventário em análise.

    A ação direciona-se contra União Federal, Estados de Mato Grosso do Sul e de Mato Grosso, Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Instituto do Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL).

    Danos irreversíveis

    Pesquisas científicas alertam sobre os riscos da instalação de empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Alto Paraguai (BAP). Segundo os pesquisadores, se as hidrelétricas, mesmo as de pequeno porte - chamadas de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) -, forem instaladas na BAP, o ciclo das cheias no Pantanal será alterado, provocando efeitos negativos em todo o bioma, que depende do pulso natural das inundações para ter vida.

    QUASE 150 PCHs VÃO CERTAMENTE DESTRUIR TODO O BELO PANTANAL MATO-GROSSENSE...ALGUMA COISA PRECISA SER FEITA !

    (leia mais: http://amp-ms.jusbrasil.com.br/noticias/100036668/ministerio-publico-busca-na-justica-suspensao-de-hidreletricas-no-pantanal

    ResponderExcluir
  3. Caros amigos,

    Ana Maria Resende - Curitiba - PR e Prof. Oswaldo Montenegro - SP

    O Blog SOSRiosBr tem publicado várias matérias sobre o número excessivo de PCHs já construídas, em construção e planejadas para o PANTANAL do Mato Grosso, vejam:

    22 DE AGOSTO DE 2008
    PANTANAL AMEAÇADO POR INCRÍVEIS 110 HIDRELÉTRICAS

    17 DE MAIO DE 2010
    O efeito devastador das tais PCHs
    - GOVERNADOR PEDE PRESSA NAS ANÁLISES TÉCNICAS DE PCHS

    11 DE AGOSTO DE 2010
    GOVERNO PLANEJA MAIS DE CEM HIDRELÉTRICAS QUE AMEAÇAM O PANTANAL BRASILEIRO

    25 DE JUNHO DE 2010
    IMPLANTAÇÃO DE "PCHs" NA BACIA DO RIO TUCURUÍ SERÁ DEBATIDA HOJE (25) NA UEMS

    25 DE OUTUBRO DE 2011
    PEQUENAS CENTRAIS HIDRELÉTRICAS - PCHs E OS DANOS AMBIENTAIS
    - O agronegócio pode acabar com o Pantanal até 2050
    - PCO - O aumento da área de pastagem e a construção de hidrelétricas estão no centro da depredação.
    - PCHs: Dreen não explica como pretende reduzir impactos
    - Hidrelétricas avançam e estão matando os rios pantaneiros
    - Rios que alimentam o Pantanal podem ganhar 62 novas hidrelétricas

    7 DE FEVEREIRO DE 2012
    NO RIO PARAGUAI DIVERSAS ATIVIDADES PREVISTAS PÕEM EM RISCO O PANTANAL

    O Ministério Público Federal expediu uma recomendação ao Ministério do Meio Ambiente, em junho de 2011, sugerindo a realização de um estudo de impacto cumulativo de empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Alto Paraguai.
    Todos os órgãos ambientais responderam negativamente à recomendação elaborada pelo Ministério Público Federal e Ministério Público do estado de Mato Grosso do Sul.
    Os empreendimentos continuaram sendo licenciados e instalados, mesmo sem os estudos que foram recomendados.

    Entre os alertas do Ministério Público Federal, destaca-se:

    "Pesquisas científicas alertam sobre os riscos da instalação de empreendimentos hidrelétricos na Bacia do Alto Paraguai (BAP). Segundo os pesquisadores, se as hidrelétricas, mesmo as de pequeno porte – chamadas de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) -, forem instaladas na BAP, o ciclo das cheias no Pantanal será alterado, provocando efeitos negativos em todo o bioma, que depende do pulso natural das inundações para ter vida.

    Sem o devido estudo do impacto acumulado das atividades e de medidas eficazes para evitar o colapso do sistema, danos irreversíveis podem ser causados ao meio ambiente e às mais de 4 mil famílias que dependem exclusivamente da Bacia para sobreviver. Reflexos ainda devem ser sentidos no turismo, na agricultura e na pesca, além de prejuízos a sítios arqueológicos da região." (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-acao-civil-publica-contra-hidreletricas-no-pantanal)

    Buscamos no PORTAL PCH e no Site CERPCH - Centro Nacional de Referência em PCH algum artigo em defesa das PCHs do Pantanal ou então que justificasse tecnicamente que suas instalações não prejudicarão o Pantanal brasileiro.
    Temos apenas a notícia recente (18 jan 13) na qual é noticiado que o "MPF obtém liminar que suspende novas usinas hidrelétricas no Pantanal" (http://www.cerpch.unifei.edu.br/noticias/mpf-obtem-liminar-que-suspende-novas-usinas-hidreletricas-no-pantanal.html)

    Analisem os artigos acima e tirem suas conclusões sobre o polêmico assunto.

    Saudações eco-fluviais,

    Prof. Jarmuth Andrade

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br