Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de janeiro de 2013

Poluição do Rio Perequê é causada por estação de tratamento, diz Fatma

17/01/2013 

Segundo laudo, contaminação é quase três vezes maior que o permitido.Entidade irá avaliar aplicação de multa ou embargo da estação de esgoto.


Janara Nicoletti
Do G1 SC

Peixes apareceram mortos desde domingo (6) (Foto: Prefeitura de Porto Belo/Divulgação)Peixes apareceram mortos na praia
(Foto: Prefeitura de Porto Belo/Divulgação)
A coloração escura, o mau cheiro e a mortalidade de peixes verificados por moradores e turistas de Meia Praia, em Itapema, e de Perequê, em Porto Belo, foi causada por esgoto que saiu da estação de tratamento da Águas de Itapema. A confirmação é da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma), que analisou amostras de água coletadas na região e avaliará quais medidas serão tomadas, ainda nesta semana. 
O laudo foi concluído nesta quarta-feira (16) e indicou que a emissão de efluentes no Rio da Fita é quase três vezes maior do que o permitido pela legislação ambiental.  "O tolerável é até 60 mg de efluente por litro de água. Nas amostras, nós encontramos 168 mg por litro", explicou o analista ambiental da Fatma, Anderson Atkinson da Cunha.
Segundo o especialista, nesta quinta-feira, (17) equipes da Fatma irão se reunir para avaliar quais as sanções que serão adotadas, com base nos resultados dos laudos. "Nós vamos avaliar em conjunto o que faremos. Podemos emitir multa ou até mesmo embargar a estação de tratamento", explica Atkinson. De acordo com a Lei Estadual 14.675, de 2009, o valor cobrado por emissão inadequada de efluentes pode chegar a R$ 50 milhões.
Por telefone, a assessoria de imprensa da Águas de Itapema informou que a empresa ainda não recebeu o laudo da Fatma. Também destacou que a instituição não deve se pronunciar sobre o caso. A empresa já foi multada pela Secretaria de Meio Ambiente de Itapema, em R$ 575 mil.
De acordo com o presidente da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo, Paulo Emiliano de Carvalho, o problema é recorrente. Em dezembro de 2012, moradores e turistas perceberam o vazamento que voltou a ocorrer no dia 6 de janeiro de 2013. A mesma situação já foi registrada em outros anos.
Parte da faixa de areia da Meia Praia e da Praia de Perequê foi interditada. O problema começa no Rio da Fita, onde escoam os efluentes da estação de tratamento de esgoto e a água desemboca no Rio Perequê, que termina no mar e divide os dois municípios atingidos.
http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2013/01/poluicao-do-rio-pereque-e-causada-por-estacao-de-tratamento-diz-fatma.html
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br