Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de janeiro de 2013

Obra do Shopping dos Cocais causa grandes impactos no Rio Parnaíba – Tânia Martins


Através de ofício, a entidade solicitou ao superintendente do IBAMA/MA, o embargo imediato da construção que vem promovendo a destruição da Lagoa do Sambito

Por Tânia Martins,
do portal piauisempreverde
  
Obra do shopping dos Cocais causa grandes  impactos ao Rio Parnaíba
A Fundação Rio Parnaíba-FURPA,  está acusando o Grupo Paulo Guimarães de infringir as leis ambientais na execução do Shopping dos Cocais, em andamento próximo ao Rio Parnaíba em Timon-MA. Segundo o presidente da entidade, Francisco Soares, a obra vem causando um impacto ambiental irreparável ao meio ambiente,  por está sendo erguida em Área de Preservação Permanente-APP, protegidas pela Constituição e Código Floresta brasileiro.

Através de ofício, a entidade solicitou ao superintendente do IBAMA/MA, o embargo imediato da construção que vem promovendo a destruição da Lagoa do Sambito, que vem sendo aterrada, provocando a morte de dezenas de animais e destruição da flora. “Os moradores do entorno são testemunhas da dispersão e morte dos animais”, afirma Soares.

Segundo ele,  é visível a inconsistência do licenciamento ambiental  da obra que não tem placa indicativa sobre o empreendimento como indicação do responsável técnico, não oferece infraestrutura na área da construção como esgotos e o destino correto dos resíduos, entre outras irregularidades.

O outro lado

Provocados pela a ONG, a Secretária de Meio Ambiente de Timon e o Ministério Público estadual, estipularam o prazo de dez dias para o grupo apresentar o Estudo de Impacto Ambiente junto com o relatório-EIA/RIMA, com todas as medidas mitigatórias do empreendimento.

Para a FURPA, os órgãos não deveriam oferecer prazo e sim paralizar imediatamente a obra. “Não tem condições de se dar prazo para o que está errado”, justifica Soares que considerou mais prudente apelar para a superintendência do IBAMA/MA, por ser um órgão federal. “ O Rio Parnaíba é um rio federal e tem toda uma proteção constitucional”, diz o ambientalista  que parece não ter dúvida sobre a certeza que o empreendedor teve na impunidade, caso o contrário, não teria iniciado uma obra com tantas irregularidades.

http://www.portaldifusora.com/portal/noticia.php?id=27480

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br