Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de maio de 2013

SOS ÁGUA POTÁVEL PARA OS QUILOMBOLAS DO VALE DO RIBEIRA (SP)


ÁGUA POTÁVEL PARA OS QUILOMBOLAS DO VALE DO 

RIBEIRA...

Até quando os moradores da comunidade de Porto Velho, em Iporanga, no Vale do Rio Ribeira de Iguape vão esperar para obter abastecimento de água potável para suas famílias? 

Alô Sr. Prefeito de Iporanga (SP)
Alô Sabesp
Alô Governador do Estado de são Paulo
Alô Secretários Estaduais de Governo



Falta de água potável impede certificação de unidades produtivas quilombolas do Vale do Ribeira



Conhecido por sua beleza e biodiversidade de águas e nascentes, o Vale do Ribeira (SP) vêm sofrendo com a falta de água potável em algumas comunidades. Em Iporanga, por exemplo, fica a Casa do Mel do quilombo de Porto Velho que para funcionar de acordo com as normas sanitárias precisa de água de boa qualidade
Trecho entre Itaóca e Iporanga onde fica Porto Velho, no Vale do RibeiraHá tempos, a comunidade de Porto Velho, em Iporanga, no Vale do Ribeira, reivindica uma solução para o abastecimento de água potável às famílias. Por conta da composição geológica do terreno, a água das nascentes é salobra e essa falta de água de qualidade têm trazido problemas de saúde para os moradores. Além disso, é em Porto Velho que funciona Casa do Mel, inaugurada em outubro de 2011, e a associação do quilombo precisa agora registrar as unidades de beneficiamento de mel e de mandioca. (veja quadro no final do texto) Para conseguir a Certificação Sanitária as unidades produtivas precisam de água de boa qualidade.
Por essa razão, a Associação Quilombola de Porto Velho reuniu-se no dia 29 de abril com parceiros - Instituto Socioambiental e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo - e órgãos governamentais - Sabesp, Prefeitura de Iporanga, Câmara Municipal de Iporanga e Prefeitura de Itaóca, que também sofre com a falta d’água - para buscar uma solução.
O representante da Sabesp, Flávio Rocha apresentou as possibilidades de colaboração da empresa com as prefeituras na solução do problema e também as dificuldades, principalmente porque os custos de trazer água tratada e esgoto para a zona rural ainda são muito altos. Ele destacou, porém, que não é impossível pensar em uma estratégia de estender a rede de Itaóca até Porto Velho, que embora fique no município de Iporanga está territorialmente mais próximo de Itaóca.
Os prefeitos de Iporanga e Itaóca, Valmir da Silva e Rafael Rodrigues de Camargo respectivamente reconheceram o problema da água e se comprometeram a buscar uma solução. Ao fim da reunião, os presentes elaboraram uma carta destinada aos órgãos públicos do Estado de São Paulo - Casa Civil, secretário de Saneamento e Recursos Hídricos e Conselho Curador da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania. Os prefeitos se responsabilizaram por levar a discussão à Casa Civil e Secretaria de Recursos Hídricos e buscar solução conjunta entre os dois municípios para viabilizar o abastecimento de água potável para as unidades de beneficiamento nas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. (Leia aqui).
A Casa do Mel de Porto Velho é o resultado de um projeto da comunidade em parceria com o Instituto Socioambiental e o Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), com apoio da Fundação Banco do Brasil. Em 2013, o projeto foi ampliado para atender as demandas nas atividades de manejo e comercialização do mel de mais cinco comunidades quilombolas do Vale do Ribeira. Mas sem água de boa qualidade, o projeto todo estará prejudicado.
Renato Nestlhener
ISA - INSTITUTO SOCIOAMBIENTALhttp://www.socioambiental.org



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br