Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de maio de 2013

VAZÃO DAS CATARATAS DO IGUAÇU CHEGA A 3 MILHÕES DE LITROS DE ÁGUA POR SEGUNDO

 

vazão cataratas (Foto: Adilson Borges / Parque Nacional do Iguaçu)Na sexta-feira (17), vazão nas Cataratas do Iguaçu quase triplicou (Foto: Adilson Borges / Parque Nacional do Iguaçu)


Vazão nas Cataratas do Iguaçu quase 



triplica por causa da chuva no Paraná


Neste domingo (19), média era de 3 milhões de litros de água por segundo. 
Maior vazão do ano foi registrada no dia 14 de março: 6,8 milhões de l/s.

Fabiula WurmeisterDo G1 PR, em Foz do Iguaçu





As chuvas que caíram sobre todo o Paraná desde o dia 12 fizeram quase triplicar o volume de água nas Cataratas do Iguaçu, no oeste do estado, durante todo o fim de semana. Na sexta-feira (17), a vazão no atrativo passou de 4,1 milhões de litros de água por segundo. Apesar da grande quantidade de água, não foi preciso interditar as passarelas que levam à Garganta do Diabo.
De acordo com o sistema de monitoramento da Companhia Paranaense de Energia  (Copel) na bacia do Rio Iguaçu, neste domingo (19), a média era de 3 milhões de litros por segundo, exatamente o dobro da média em dias normais no maior conjunto de quedas d’água do mundo.
passarela cataratas (Foto: Adilson Borges / Parque Nacional do Iguaçu)Apesar do grande volume de água, não foi preciso interditar
as passarelas (Foto: Adilson Borges / PNI)
O volume de água que começou a aumentar na quinta-feira (16) atingiu o máximo na sexta e iniciou a redução no sábado (8). A tendência é que a vazão nas Cataratas do Iguaçu volte ao normal a partir de terça-feira (21), já que não há previsão de grandes precipitações para os próximos dias.
Ainda segundo a Copel, o recorde do ano foi registrado no dia 14 de março, quando o volume de água se aproximou dos 7 milhões de litros por segundo. No fim de 2012, a seca no estado havia reduzido a vazão à metade do normal, ficando abaixo de 700 litros de água por segundo no dia 27 de novembro.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Obrigado pelo artigo! Recentemente, meus amigos e eu fomos jangada em cataratas do iguacu
    e teve o tempo de nossas vidas. Como você disse, as quedas em si são realmente incrediable, e eu recomendo ir lá para qualquer um! Alguma vez você já jangada lá antes?

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br