Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de maio de 2013

SABESP E COMUNIDADE CHEGAM A ACORDO E ETE DE CAMPOS DO JORDÃO ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA

Vereador Ricardo Castelfranchi, da C.M. de Campos do Jordão em visita
às obras da ETE que a SABESP está construindo na Estância.

Obras da ETE me impressionaram

Há tempos estou insistindo que a Sabesp agendasse uma visita às obras da Estação de Tratamento de Esgoto, ETE de Campos do Jordão.
 
Devido à algumas mudanças de horário a visita, que era para ser realizada por vários vereadores, Foi feita só por mim. E confesso: fiquei impressionado.
 
As obras seguem a todo vapor. Grandes estruturas metálicas estão preparadas para receber os telhados, tanques gigantescos também estão sendo concluídos. E, enquanto os equipamentos poderosos não são instalados, o que se vê é uma quantidade imensa de tubos se conectando em diferentes lados. Essa tubulação se enfeixando faz lembrar refinaria de petróleo. E como tal, tudo é literalmente gigantesco nessa obra que causará uma revolução na vida dos jordanenses. 

 A ETE está sendo construída num morro em frente ao condomínio Grand Ville, no caminho do horto florestal. Trata-se do ponto final do coletor tronco, que se origina num trecho remoto da Vila Santa Cruz. Esse mesmo tronco cruza todo o eixo central e se interliga aos emissários que fazem as captações nos bairro.

 Para tratar o esgoto foi escolhida uma tecnologia de ponta, conhecida como membranas filtrantes. É um processo de depuração que inclui peneiras especiais aplicadas em depurações que são realizadas de um tanque a outro. Ocorre que os tanques são gigantescos.
 
Diferente das estações convencionais, o ambiente de tratamento será fechado, como em uma grande indústria, e contará até com tratamento de ar e acústico. Como nas usinas que geram energia elétrica, haverá computadores fornecendo dados em tempo integral, tais como volume de esgoto tratado e da qualidade da água escoada no final do processo.

 A previsão dos engenheiros é que as obras sejam concluídas até o fim de novembro. Os primeiros testes devem começar em dezembro. A inauguração está prevista para março próximo. Terá início então o renascimento do rio Capivari e de seus afluentes. Mas é importante lembrar que mesmo com a entrada em operação da ETE, nem todo o esgoto gerado na cidade será tratado de imediato. Isso porque não são todas as casas que estão interligadas à rede.
 
Assim, o trabalho de expansão se prolongará até 2016, quando então 95% do esgoto produzido na estância terão que ser tratados. Foi esse o compromisso que a Sabesp assumiu com a promotoria de justiça, para pôr fim ao processo que se originou pelo descarte de esgoto in natura nos rios da cidade.
 
 
 As obras da ETE – mais especificamente o coletor tronco – começaram em agosto de 2007. Elas ficaram paradas por um intervalo de dois anos, entre 2009 e agosto de 2011, período em que o projeto foi refeito e foi aberta uma concorrência internacional, vencida por um consórcio de cinco empresas.
Vereador Castelfranchi e Gerente local da SABESP, biólogo Fábio Okamoto
 
Quando ficar pronta, a estação estará nivelada com as mais avançadas ETEs existentes em países como França, Inglaterra e Canadá. Nossa visita à obra, realizada na sexta-feira, dia 17, contou com a explanação de vários engenheiros e também fui acompanhado pelo gerente da Sabesp, Fábio Okamoto.
 
J Oliveira Andrade disse no Facebook:
 
Valeu a luta dos ambientalistas jordanenses ao longo desses 30 anos, hein Ricardo?
Lembro-me de sua campanha "LUTO PELOS RIOS DE CAMPOS DO JORDÃO", depois as campanhas da MALU DONATTO E O GECA.... as várias atividades do Instituto Pinho Bravo (IPB) com todas as escolas, entidades, 30 mil assinaturas no abaixo-assinado, Campanha pela Rádio Eldorado, TV Band Vale, a AÇÃO CIVIL PÚBLICA da Promotora Dra. ELIANE CARAVELLAS, o site ARCA (até hoje com toda a história dos movimentos: http://www.amigosdoribeirao.8m.com/), o golpe da Lagoinha, que impediu a construção e agora...
finalmente, a ETE sendo construída e os coletores troncos na fase final de implantação....um verdadeiro parto!!!
 
Obrigado pelas boas noticias e fotos!!! Acreditamos que NINGUÉM MAIS VAI IMPEDIR O TRATAMENTO DOS ESGOTOS DE CAMPOS DO JORDÃO!!!

DO FACEBOOK DO VEREADOR RICARDO CASTELFRANCHI - CAMPOS DO JORDÃO - SP (http://www.facebook.com/ricardo.castelfranchi?hc_location=stream)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br