Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de maio de 2013

COMO ESTÃO OS RIOS PERDIDOS DE SUA CIDADE? VAMOS RENATURALIZÁ-LOS COMO ESTÃO FAZENDO NO MUNDO TODO?

Rios Perdidos

Lost Rivers

Caroline Bâcle *diretora presente na mostra CANADÁ, 2012, 72'

Houve um tempo, em quase todas as cidades industriais, em que inúmeros rios fluíam.
 Construímos casas ao longo de suas margens. 
Nossas estradas abraçavam suas curvas. 
E suas correntes alimentavam nossas usinas e fábricas. Mas, conforme as cidades cresceram, nós poluímos tanto os rios que eles se tornaram veículos de doenças mortais transmitidas pela água, como a cólera, que era a Peste Negra do século XIX. 
Nossa solução há dois séculos foi enterrar rios subterrâneos e fundi-los às redes de esgoto. 
Hoje, sob a cidade, eles ainda fluem, fora de vista e de nossas mente... até agora. 
Isso porque os moradores urbanos estão em uma busca para se reconectar com o mundo natural denegrido. 
Rios Perdidos nos leva em uma aventura abaixo da terra e através do mundo, redescobrindo a história desses rios urbanos perdidos ao mergulhar em mapas de arquivos e indo ao subterrâneo com exploradores urbanos clandestinos. 
Será possível vermos esses rios de novo? 
Para encontrar a resposta, nos encontramos com visionários pensadores urbanos, ativistas e artistas de todo o mundo.







Once upon a time, in almost every city, many rivers flowed. Why did they disappear? How? And could we see them again? This documentary tries to find answers by meeting visionary urban thinkers, activists and artists from around the world.
Written & Directed by Caroline Bâcle
Produced by Katarina Soukup
Catbird Films, Inc (Montreal, Canada)

Lost Rivers / Rivères perdues  - By  Google Trad

A edição de fim de semana de Le Devoir (6-7 de outubro de 2012) destacou o lançamento do documentário Rivers / Rios Perdido perdido, Katarina Soukup, em um artigo intitulado "De volta às raízes das cidades.Este filme traça a jornada (geográfica e histórica!) Seis faltando em cinco cidades ao redor dos rios do mundo: Montreal, Toronto, Nova York, Londres, Seoul.
Um tópico quente agora que a presença de dezenas de rios e até mesmo coberto por concreto e drenado através de uma rede complexa de tubos, muitas vezes o envelhecimento e obsoleto, o que causa muitos problemas urbanos e lagos de segurança pública. 
Transbordamentos e inundações tornaram-se um problema na prensagem. Mas há também as aspirações do povo, que não descarta a ideia de um fluxo pequeno que poderia melhorar a vida do bairro. Finalmente, todo o caminho, temos investido áreas aquáticas através da construção de cidades, que é aqui colocado em perspectiva. 
Mas como será resolvido no futuro os problemas gerados pela infra-estrutura que foi colocado no lugar. Se o rio coberto para guardar, muitas doenças que estão a proliferar, não é sem causar um outro problema a ser resolvido hoje. Um filme para assistir com certeza!

Veja:  http://vimeo.com/50839044

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br