Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de maio de 2013

SOS RIO CUBATÃO (SP) - DESASSOREAMENTO DA BACIA É TEMA DO CBH-BAIXADA SANTISTA (SP)




Créditos: Rogério Soares
Estudo será realizado para verificar se há necessidade de desassoreamento

Desassoreamento
 

Comitê debate a remoção de resíduos nos rios da Baixada


Da Redação

O desassoreamento do Rio Cubatão e de outros cursos d’água locais é um dos temas da reunião de hoje do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista, no Sesc-Bertioga. O encontro começa às 14 horas e será o primeiro realizado sob a presidência do prefeito Mauro Orlandini (DEM).

A ideia de retirar sedimentos dos rios da região ganhou força após a enxurrada que abalou Cubatão três meses atrás. Em 22 de fevereiro, em pouco mais de duas horas, choveu acima do esperado para os 28 dias do mês.

As precipitações afetaram diretamente 60% dos cubatenses (cerca de 70 mil pessoas), deixando 350 famílias desabrigadas e reflexos que perduram. Os núcleos Pilões e Água Fria ficaram devastados.

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) deverá, em três semanas, finalizar um estudo para verificar se há necessidade de desassorear os rios da Cidade. O levantamento terá de equalizar questões ambientais e financeiras – os entraves para o projeto.

Sedimentos

O avançado estágio de assoreamento do leito do rio é citado por especialistas como uma das causas que ampliaram os problemas causados pela chuva em fevereiro.

Por quase três décadas, nenhum maquinário retirou o excesso de sedimento acumulado nos rios cubatenses.
Isso reduz em até 80% a capacidade de vazão de água – o que provoca inundação em determinados pontos mesmo sem chuva: basta a maré subir.

Fonte: http://www.atribuna.com.br

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br