Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de maio de 2013

CERCA DE 700 KG DE PEIXE EM ESTINÇÃO SÃO APRENDIDOS EM SÃO PAULO PELA POLÍCIA FEDERAL

Ceagesp

PF apreende 700 kg de peixe em extinção no Ceagesp

Publicado em maio 22, 2013 por

CEAGESP em São Paulo é ponto de referência na venda de pescados (Ceagesp / Divulgação)

A Polícia Federal (PF) apreendeu ontem (21) 38 peixes de comercialização proibida na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a Ceagesp. A apreensão, que totaliza cerca de 700 quilos (kg), foi feita em duas empresas que vendiam peixes da espécie Rhinobatos horkelli, conhecida como cação-viola ou raia-viola. A espécie é encontrada na zona litorânea, em locais com fundo arenoso e está em processo de extinção. Os proprietários das duas lojas foram presos.

De acordo com a PF, os acusados apresentaram notas fiscais, mas os papéis não faziam referência à espécie Rhinobatos horkelli. O material apreendido foi levado para a Superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

As empresas, que estão regularizadas, podem receber sanções administrativas e multas aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis, o Ibama. Os dois presos responderão pelos crimes previstos no Artigo 34 da Lei de Crimes Ambientais e as penas podem chegar a três anos de detenção ou multa.

De acordo com a Ceagesp, a ação da PF ocorreu de surpresa, mas contou com o apoio da companhia. “A fiscalização da Companhia prestou todo o apoio, pois nem sequer teve tempo de identificar antecipadamente a comercialização irregular da mercadoria”, disse em nota.

A Ceagesp informou também que, desde 2010, não há registro de irregularidades no pavilhão de pescados. De acordo com a companhia, o total apreendido representa menos que 0,5% do total de pescado comercializados por dia (cerca de 150 toneladas). O valor comercial da espécie Rhinobatos horkelli é cerca de R$ 3 o quilo.

Edição: Denise Griesinger
Matéria de Bruno Bocchini, Agência Brasil, publicada pelo EcoDebate, 22/05/2013

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br