Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de maio de 2013

Mobilização pelo Sol – Entrevista com Retze Koen, do Greenpeace


Retze Koen, coordenador do projeto Jugendsolar, em workshop de cozinha solar em Recife, durante visita do navio Rainbow Warrior (©Greenpeace/RPCI/Rodrigo Paiva)
 
Quando o assunto é energia solar, o Brasil tem um papel primordial no incentivo desta fonte. Seu imenso potencial inaproveitado poderia trazer muitos benefícios ao país, ao meio ambiente e à população. E não somos apenas nós, do Greenpeace Brasil, que enxergamos todas essas oportunidades, Retze Koen, do Greenpeace Suíça, também concorda que o Brasil pode e deve aproveitar o que o Sol tem para nos oferecer. 
Retze é coordenador do projeto Jugendsolar (Juventude Solar, em alemão) e é especialista em energia solar. 
Greenpeace: Qual a importância e qual o papel do Brasil no cenário da energia solar?
Retze: O Brasil tem um papel central devido ao seu potencial imenso de energia solar. Incentivar e promover o uso de energia solar no país é uma maneira de criar muitos empregos locais, especialmente para os jovens. Também é uma excelente oportunidade quando comparada com a mão-de-obra altamente especializada exigida para construir termelétricas a carvão ou usinas nucleares. Fica claro que essa energia pode gerar muitas oportunidades para todos e em vários lugares do país. Outro aspecto que deve ser ressaltado no papel que o Brasil deve desempenhar é o de evitar grandes plantas centralizadas de energia, como novos reatores nucleares e usinas de gás e carvão, e tornar a produção de energia mais limpa e segura.
GP: Hoje, no Brasil, o uso da energia solar e de microgeradores nas residências ainda é limitado devido aos custos ou ao conhecimento que a população tem dos benefícios da energia solar. Como podemos mudar essa situação?
R: Uma boa maneira é mobilizando os jovens, possibilitando que eles instalem painéis em escolas, em centros comunitários e clubes esportivos para aumentar o interesse da população pelo assunto e ao mesmo tempo ensiná-los para que possam se tornar técnicos no assunto. Além disso, os bancos podem ser incentivados a promover financiamentos para as pessoas que queiram instalar painéis fotovoltaicos ou térmicos. Outra solução é pressionar o Ministério da Educação para que ele inclua energias renováveis e eficiência energética no programa escolar.
GP: Pensando a longo prazo, a energia solar pode trazer malefícios ao meio ambiente?
R: Não, uma vez que basicamente o material dos painéis que utilizamos é areia de quartzo, muito comum e que não apresenta problemas. O desafio é trabalhar com os paineis de filme finos, que geralmente contêm substâncias tóxicas, mas que uma vez selados corretamente podem ser reciclados, sem causar danos ao meio ambiente.
GP: A matriz energética brasileira está baseada em hidrelétricas, que podem ter impactos ambientais irreversíveis. A energia solar pode ser um bom contraponto nessa questão?
R: A energia solar pode ajudar a limpar a matriz energética brasileira sem causar muitos impactos. Plantas de energias renováveis descentralizadas e limpas trazem benefícios e possibilidades para muitas pessoas, então, acho que um bom caminho é o de implementar pequenos projetos nas comunidades menores. Dessa forma, estamos espalhando conhecimento, criando empregos e mostrando tanto aos políticos quanto à população que a energia solar é uma possiblidade.
GP: O Brasil está se tornando a quinta maior economia mundial. Para você, porque é tão difícil conciliar crescimento econômico com preservação ambiental? Você acha que é mais difícil para o Brasil lidar com esse desequilíbrio?
R: Eu acredito que é um desafio para todos os países. Claro que para os países que estão crescendo mais rapidamente – como Brasil, China, Índia, África do Sul e Rússia – é uma questão parece estar mais urgente do que nos antigos países industriais. Eles estão se desenvolvendo mais rapidamente e é difícil para o governo e para a sociedade civil acompanhar e providenciar proteção ambiental, direitos civis, boa educação, etc, tudo leva muito tempo para se desenvolver. Em países como o Brasil pode ser verdade que as pessoas não estão conscientes sobre os problemas da poluição, escassez de recursos e mudanças climáticas. Quando trabalhei na Rio+20, durante a vinda do Rainbow Warrior para o Brasil, com a cozinha solar, fiquei impressionado e surpreso pela reação do público e da imprensa. O fogão solar parecia ser algo novo para eles, eles estavam muito interessados.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br