Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de fevereiro de 2009

FOZ DO IGUAÇU (PR) SEDIARÁ A II LATINOSAN EM 2010


II Latinosan será realizado em Foz

O Ministério das Cidades e o Banco Mundial confirmaram nesta semana que o Paraná será sede, em março de 2010, do II Latinosan - Conferência Latino-Americana de Saneamento. Este que é um dos maiores eventos mundiais do setor será realizado em Foz do Iguaçu, entre os dias 14 e 17 de março, segundo informa o presidente da Sanepar, Stênio Sales Jacob, que na condição de presidente da Associação das Empresas de Saneamento Básico dos Estados, será um dos coordenadores da Conferência.

O primeiro Latinosan foi realizado em 2007, na Colômbia, com a participação de 36 países. A edição reuniu 15 ministros de Estado e cerca de 500 delegados, técnicos e especialistas do setor. Um dos objetivos do evento é definir compromissos públicos dos países com relação à política de saneamento na América Latina. Outro foco do evento é fazer uma avaliação dos indicadores de saneamento, das condições da prestação dos serviços e fontes de financiamento para o setor na América Latina, que busca o cumprimento das Metas do Milênio, para o saneamento, estabelecidas pela ONU.

Segundo Stênio, a realização do Latinosan em Foz “representa o reconhecimento do trabalho que o governo do Paraná vem realizado no setor de saneamento básico, com investimentos que elevarão a média de coleta e tratamento de esgoto para 65% até o final do ano que vem, transformando o Estado em referência nacional”. Para o presidente da Sanepar será a oportunidade para que o país discuta a questão do saneamento para a próxima gestão do governo federal. Nos próximos dias, o Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, deverá formalizar o Comitê de Coordenação do evento.

“No Paraná vivemos uma realidade diferente, com 100% da população atendida com água tratada e, em média, 58% servida por coleta e tratamento de esgoto. Mas no continente a situação é outra: são ainda mais de 120 milhões de latino-americanos que carecem de acesso a sistemas de saneamento e menos de 15% das águas residuais são tratadas. O Latinosan vai possibilitar aos países posicionar em suas agendas políticas o saneamento como estratégia para combater a pobreza", acrescenta.

Stênio lembra ainda que um dos Objetivos do Milênio traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) procura reduzir pela metade o número de pessoas sem serviços de saneamento básico até 2015. Para isso são necessários investimentos de US$ 10 bilhões ao ano.

(Agência Estadual de Notícias)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br