Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de fevereiro de 2009

INSTITUTO AMBIENTAL (OIA) E OS BIOSSISTEMAS INTEGRADOS


Bio Saneamento: Saneamento ambiental na comunidade Sertão do Carangola: reflexo de uma nova visão das relações sociedade/natureza

Biossistemas Integrados: transformando esgoto em energia, vida e beleza

Escrito por Gui Castagna

Versão completa matéria publicada na ùltima edição da Revista Gea, publicado aqui por meio de uma parceria de troca de conteúdo.

Enquanto nossos míopes governantes celebram a descoberta de novas reservas de petróleo no litoral, e multinacionais articulam lobbys bilionários para aprovação do plantio de alimentos transgênicos e para construção de usinas nucleares, uma onda de projetos verdadeiramente sustentáveis transformam esgoto e “lixo”orgânico em energia, adubo e alimento. Nesse novo caminho destaca-se O Instituto Ambiental (OIA), ONG sediada em Petrópolis (RJ) com equipes na Bahia e em São Paulo.

O OIA atua na pesquisa, aplicação e difusão dos biossistemas integrados - sistemas biológicos multifuncionais que realizam o tratamento de efluentes de forma simples e ecológica, com baixo custo e baixo consumo de energia, além de promover funções positivas durante o processo.

Nosso entrevistado acompanha o OIA desde sua fundação, em 1992, quando o OIA participou de um projeto local de biossistemas, com a participação dos laureados José Lutzenberger, o “Lutz”, do Professor George Chan, da Fundação ZERI, um dos responsáveis pela interpretação moderna dos biossistemas, e do Professor Michael Braumgarten, da Universidade de Hamburgo, Alemanha. Filósofo por formação e educador comunitário por excelência, Valmir Fachini falou à Revista Gea sobre seu trabalho e a importância dos biossistemas.

Clique e veja a entrevista na íntegra

O OIA - O Instituto Ambiental - é uma Ong sediada em Petrópolis, RJ - Brasil, que atua na Pesquisa, Aplicação e Difusão de técnicas sustentáveis de purificação de água, reciclagem de nutrientes, produção integrada, geração de energia renovável, com foco no conceito de Biossistemas integrados e educação ambiental. Trabalhando em parceria com comunidades, setores público e privado, universidades e centros de pesquisa, tanto em nível nacional como internacional, vem obtendo importantes reconhecimentos e premiações, destacando o prêmio de Tecnologia Social conferido pela Fundação Banco do Brasil.

Veja fotos dos biossistemas integrados


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br