Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de fevereiro de 2009

PERNAMBUCO MELHORA A ALIMENTAÇÃO INFANTIL COM CONSUMO DE PEIXES NA MERENDA ESCOLAR

Crianças comendo a merenda (Foto: João Bittar/MEC)

Pernambuco - Projeto incentiva consumo de peixe nas escolas

Agência Brasil - 12/02/2009

Brasília - O peixe pode contribuir para uma boa alimentação infantil. Esse é o foco do projeto do Centro Colaborador de Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) de Pernambuco, que incentiva a introdução de pescado na alimentação escolar. A iniciativa foi apresentada no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas que está sendo realizado em Brasília

O projeto é financiado pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), do Ministério da Educação. Ele capacita merendeiras, pescadores artesanais e alunos para que estimulem o uso do pescado na merenda.

Segundo a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Sônia de Andrade, que acompanha o desenvolvimento do projeto, a situação atual da saúde infantil é perigosa. Muitas das escolas visitadas têm crianças com doenças crônicas como diabetes, e colesterol alto.

Ela afirma ainda que o grande obstáculo para o desenvolvimento da pesca é a falta de apoio do governo. “O que mais me impressionou nesse projeto foi a invisibilidade dos pescadores. Eles são esquecidos pelas políticas públicas”, disse Sônia.

Além da ausência do governo, a professora questionou a falta de estrutura dos municípios para a realização de projetos de capacitação. “Em muitos municípios não encontramos salas com estruturas adequadas para a capacitação da comunidade. Os prefeitos devem não só valorizar o pescador, mas também oferecer condições para a sua capacitação ”, acrescentou.

O ministro da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, Altemir Gregolin, que assistiu à apresentação do projeto, disse que ele é prioritário para o governo federal. “Estamos abrindo um mercado consumidor por meio das escolas, que servem 37 milhões de refeições por dia. Além disso, está sendo criado novo hábito de consumo de pescado em uma nova geração. Esse projeto em Pernambuco foi um piloto que nós vamos ampliar para todo o Brasil”, disse.

Também participaram da apresentação do projeto a a coordenadora do Pnae, Albaneide Peixinho, o secretário adjunto de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, e os prefeitos Confúcio Moura, de Ariquemes (RO) e Célio Antônio, de Laguna (SC).

Fonte: Site Guia da Pesca


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br