Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de fevereiro de 2009

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM CIDADES BANHADAS PELO PARAÍBA DO SUL (RJ)


Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul em Três Rios (RJ)

Nível de rio sobe e municípios fluminenses decretam situação de emergência

“O rio está subindo 2 centímetros por hora e na medição feita às 10h de hoje o nível já havia subido 4 metros”, informou Dias da Defesa Civil do Estado do RJ.

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil - 14/02/2009

Rio de Janeiro - Pelo menos três municípios do estado do Rio de Janeiro – Paraíba do Sul, Três Rios e Sapucaia – decretaram hoje (14) situação de emergência devido à enchente provocada pelo transbordamento do Rio Paraíba do Sul. A forte chuva que atinge principalmente o interior fluminense desde a última quinta-feira (12) fez o nível do maior rio do estado subir mais de 5 metros na região centro-sul fluminense, deixando cerca de 3 mil pessoas desalojadas nos três municípios e em Vassouras.

Em Itaboraí, na região metropolitana do estado, a cheia do rio fez com que quase mil pessoas deixassem suas casas. Os desalojados foram levados para escolas e creches dos municípios. As prefeituras cederam colchonetes e cobertores. As merendeiras das escolas foram chamadas para cozinhar para as famílias. O comércio fechou as portas.

“Montamos uma rede de assistência para atender as pessoas que estão com as casas inundadas. Médicos estão de plantão nos centros de saúde e uma frota de caminhões e kombis foi colocada à disposição da população que precisar de ajuda, mas até agora não temos registro de mortos, feridos ou desaparecidos. Vamos continuar mobilizados enquanto houver necessidade”, destacou o secretário de Comunicação do município de Paraíba do Sul, Geraldo Dias Filho.

Segundo a Defesa Civil do Estado, Paraíba do Sul é o município com a situação mais crítica. A parte histórica, o centro e três bairros que ficam bem próximos ao rio estão totalmente inundados. “O rio está subindo 2 centímetros por hora e na medição feita às 10h de hoje o nível já havia subido 4 metros”, informou Dias. Fonte: Agência Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br