Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de fevereiro de 2009

O BOM EXEMPLO VEM DE CIMA - POLUIÇÃO DA REPRESA BILLINGS EM SP


Esgoto de base da Guarda Ambiental vai parar na Billings

ADRIANA FERRAZ DO "AGORA" - 17/02/09

Criada para proteger áreas de manancial, a base da Guarda Ambiental em Parelheiros (zona sul) deixa cair esgoto em um dos braços da represa Billings.

É desse manancial que sai a água de mais de 2 milhões de pessoas, que moram nas zonas sul e sudoeste, em Diadema, São Bernardo e Santo André. O problema ocorre por falta de manutenção adequada da fossa séptica (espécie de tanque que armazena e faz o tratamento inicial do esgoto). Ela transborda quando chove forte. No local, trabalham 67 pessoas, em quatro turnos.

Para evitar acidentes, as fossas devem ser esvaziadas em intervalos de tempo determinados de acordo com volume que está armazenado. Na base da Guarda Ambiental da gestão Gilberto Kassab (DEM), o serviço deveria ser feito de três em três meses. O comando da base diz que já fez o pedido de bombeamento à Subprefeitura de Parelheiros, que está atrasado. A região é uma Área de Proteção Permanente com uma série de restrições, inclusive as que limitam a construção de casas, para evitar contaminar a água.

A Guarda Ambiental em Parelheiros tem a função de coibir despejo ilegal de esgoto, desmatamento clandestino e ocupação desordenada. "Todo mundo comenta que aquela é a única base ambiental que joga esgoto na represa", diz o presidente do SindGuardas (Sindicato dos Guardas Civis Metropolitanos de São Paulo), Carlos Augusto Souza Silva.Funcionários do local reconhecem o problema, mas afirmam que o fato não ocorre sempre. O volume de esgoto despejado em área de manancial é pequeno, dizem.
Outro lado

A Guarda Ambiental afirmou que vai investigar o transbordamento da fossa e, caso seja confirmado o problema, tomará as medidas cabíveis. A Subprefeitura de Parelheiros foi procurada, mas não respondeu à reportagem.

Fonte: Folha 17/02/2009/Blog Gente das Águas

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br