Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de fevereiro de 2009

PREFEITOS EM BRASÍLIA DEBATEM SOBRE SANEAMENTO E PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL


Ministro Minc (meio ambiente) fala aos prefeitos reunidos em Brasília

Minc fala aos prefeitos sobre saneamento e Amazônia

Por Suslene Gusmão, do MMA - 10/03/2009

Começa nesta terça-feira (10/02), às 14h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, o Encontro dos Novos Prefeitos e Prefeitas. O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa da abertura do encontro ao lado do presidente da República e, na quarta-feira (11), estará em um debate com os ministros da Agricultura, Reinhold Stephanes, e Guilherme Cassel, do Desenvolvimento Agrário, quando serão apontadas as opções do atual governo para a produção rural sustentável na Amazônia. O evento deve reunir cerca de 10 mil pessoas, sendo 3,5 mil gestores municipais eleitos em todo o Brasil, além de secretários e assessores.

Em sua exposição de 15 minutos, denominada: "Fazer e ser diferente com a produção sustentável", Minc vai expor aos participantes os compromissos do Plano Nacional sobre Mudança do Clima e o controle do desmatamento; as alternativas no plano normativo: Cadastro Ambiental Rural e ZEE; Fundo Amazônia, Fundo Nacional do Meio ambiente, Pagamento por Serviços Ambientais e Pró-recuperação; e Concessão Florestal e Ecoturismo. A oficina está marcada para começar às 14h30 no auditório Planalto. O objetivo é incentivar os prefeitos e prefeitas da Amazônia Legal a implementarem políticas públicas integradas com os governo federal e estaduais voltadas à transição do modelo produtivo no meio rural para a sustentabilidade.

Em seguida, Minc se reúne com o ministro Márcio Fortes, das Cidades, com a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, e com o presidente da Fundação Nacional da Saúde, Danilo Forte, para o debate "PAC - Habitação e Saneamento Ambiental: parceria com os municípios do Brasil". O painel está previsto para as 16h e terá o depoimento de prefeitos sobre experiências bem-sucedidas.

No encontro, que segue até quarta-feira (11/02), serão debatidos, em mesas-redondas e painéis, assuntos como o combate à mortalidade infantil, analfabetismo, sub-registro civil e pobreza. A proposta da reunião é a de apresentar aos novos eleitos os programas do governo federal à disposição dos municípios e orientar os novos gestores.

Prefeitos do estado do RJ - Carlos Minc se reúne nesta terça-feira, das 10h15 às 12h15, com prefeitos do estado do Rio de Janeiro para tratar sobre perspectivas do governo federal e nova visão de gestão relacionadas às questões de esgoto sanitário, resíduos sólidos, mananciais de abastecimento urbano, Agenda 21 e Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O encontro será no auditório do Ministério de Minas e Energia (subsolo), Bloco U, Esplanada dos Ministérios.

Participação do MMA no encontro de prefeitos

Dia 10 - Terça-feira

14h - Abertura do evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros de Estado.

Dia 11 - Quarta-feira

Das 8h30 às 10h - O diretor de Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério, participa como expositor da Oficina: Políticas Públicas de Resíduos Sólidos Urbanos e Apoio a auto-organização dos Catadores de Materiais Recicláveis;

Local: Sala de Oficina 2, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Das 10h30 às 12h - O diretor de Ambiente Urbano do MMA, Silvano Silvério, participa como palestrante da Oficina: Consórcios Públicos: um instrumento de cooperação federativa para o desenvolvimento do Brasil.

Local: Sala de Oficina 2, do Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Participação do ministro Carlos Minc

Dia 11 - Quarta-feira

Das 14h30 às 16h - Minc participa como palestrante da oficina Amazônia: Opções para a produção rural sustentável.

Local: Auditório Planalto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães;

A partir das 16h - Minc participa como palestrante do Painel: PAC - Habitação e Saneamento Ambiental: parceria com os municípios brasileiros.

Local: Auditório Planalto


Fonte: (Envolverde/MMA)


© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br