Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de outubro de 2010

CONSÓRCIO PCJ COMPLETA 21 ANOS DE LUTA PELAS ÁGUAS DAS BACIAS DOS RIOS PIRACICABA, CAPIVARI E JUNDIAÍ


Consórcio PCJ: 21 anos de luta por água de qualidade e em quantidade para nossas bacias

Geral

14/10/2010

Há 21 anos atrás, em 13 de outubro de 1989, era criada uma entidade com foco na recuperação e preservação da água para a nossa região: o Consórcio PCJ. À época, as bacias viviam num estado de atenção quanto à disponibilidade hídrica para o desenvolvimento da região, que hoje estima-se com cinco milhões de habitantes.

Naquela época apenas 3% do esgoto doméstico produzido era tratado e as perdas hídricas dos serviços de água passavam dos 50%, ou seja, metade da água captada se perdia pelo caminho.

Com a forte atuação do Consórcio PCJ nesses 21 anos de existência, hoje as bacias PCJ coletam quase 100% do esgoto doméstico e tratam 50%, com meta de chegar a 2014 com 100% de tratamento também, o que gerou uma demanda nova em saneamento para os municípios: um destino mais sustentável para os lodos de ETAs e ETEs. Um estudo foi encomendado pelo Consórcio PCJ e está em andamento, atualmente.

O Programa de Combate às Perdas Hídricas reúne-se sazonalmente para a troca de experiências na área entre os serviços de água da região. Tal iniciativa tem se refletido na queda do índice de perdas, passando dos 50% para 37%, com municípios apresentando dados de abaixo de 20%, demonstrando que é possível obter sustentabilidade financeira para índices baixo de perdas.

O Programa de Educação Ambiental completou 16 anos de implantação do pioneiro Projeto Semana da Água e ao lado de parcerias com a iniciativa privada, como no caso do “Eu uso e não abuso” – projeto de capacitação sobre reuso e aproveitamento de água chuva – firmado com Petrobras/REPLAN, já capacitou dois milhões de alunos da rede pública das bacias PCJ. Mais de três milhões de mudas de espécies nativas foram plantadas pelas ações de reflorestamento do Programa de Proteção aos Mananciais.

O Consórcio PCJ cresceu e atinge sua maturidade focado nas novas necessidades das bacias PCJ e na consolidação de um crescimento sustentável, com água em quantidade e qualidade para a região. “A água é um bem precioso para a humanidade, principalmente, numa bacia com as carências como a nossa”, pontua o Presidente do Consórcio PCJ e prefeito de Hortolândia, Angelo Perugini.

O Secretário Executivo da entidade, Dalto Favero Brochi, completa. “A semente do Consórcio PCJ foi lançada lá trás e cultivada com carinho e dedicação pelos dirigentes e colaboradores durante todo esse tempo”.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Consórcio PCJ



BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br