Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

29 de outubro de 2010

PREFEITURA DE TERESINA (PI) ORGANIZA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E DIZ NÃO ÀS ENCHENTES


Data: 29/10/2010

PI: Teresina inicia planejamento contra enchentes

Fonte: TV Canal 13

Reunião na tarde desta terça-feira (26), no Palácio da Cidade, marcou o início do planejamento da Prefeitura de Teresina contra possíveis enchentes em 2011. Grupo formado por membros da Prefeitura, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público e entidades civis organizadas debateu as ações emergenciais contra as enchentes, o mapeamento dos pontos críticos de alagamento e as ações de intervenção e ajuda das famílias em áreas de risco.


Ponte Estaiada Mestre Isidoro França, em Teresina (PI)


O prefeito Elmano Férrer destacou a construção dos residenciais Pedro Balzi, na zona Sudeste, Árvores Verdes, na zona Leste e Leonel Brizola, na zona Norte, que oferecem um total de 1.105 casas para abrigar famílias que sofrem com as águas da chuvas. No entanto, foi enfático ao falar do problema enfrentado pela Prefeitura de Teresina para evitar que as famílias retornem às áreas de risco. Para conter o problema, as Superintendências de Desenvolvimento Urbano da capital mantém um monitoramento diário e efetivo nas áreas ribeirinhas da cidade.


A Prefeitura de Teresina, em parceria com o BNDES, investiu mais de R$ 30 milhões na construção desses três residenciais. Todos são dotados de infraestrutura digna para receber as famílias, como luz, calçamento e água encanada. Até fevereiro de 2011 todas as famílias serão devidamente transferidas e terão um lugar digno para morar, disse o prefeito Elmano Férrer.


Durante o encontro ficou acertada a implantação de uma comissão que formalizará, de ofício, todo o planejamento a ser tomado pela Prefeitura de Teresina em caso de enchente. Nele constará tanto as ações emergenciais quanto as de médio e longo prazo. Queremos saber com quem podemos contar se houver chuvas fortes no próximo ano, da assistente social ao dono da farmácia que fornecerá remédios aos doentes. Em minha administração não há espaço para improvisos e surpresas, tudo deve ser planejado. O relatório de planos e ações estará pronto em 15 dias, frisou o prefeito.


Na reunião, pontos fundamentais foram abordados, a exemplo de implantação de campanhas educativas para conscientizar a população sobre a importância de deixar a cidade limpa, coleta de lixo adequada, formas de garantir a não-comercialização das casas doadas pela Prefeitura às famílias de áreas de risco, bem como a elaboração do Plano Diretor de Drenagem da capital. O plano está sendo elaborado por uma empresa de São Paulo ao custo de R$ 2,4 milhões de reais. Ele deve ser entregue até abril de 2011 e, dessa forma, teremos um plano efetivo de intervenção na capital, finalizou Elmano Férrer. Fonte: GEODIREITO


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br