Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de outubro de 2010

NOVA METODOLOGIA DA COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA É ESTUDADA NA CEIVAP

Abertura das oficinas na sede da Light, no Rio de Janeiro

Foto: Thaís Penna/TextoArte


BACIA DO RIO PARAÍBA DO SUL

CEIVAP realiza oficinas sobre a nova metodologia da cobrança pelo uso da água

Cerca de 50 pessoas participaram, nos dias 20 e 21 de outubro, das “Oficinas para Contextualização da Proposta da Nova Metodologia da Cobrança pelo Uso da Água na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul”. O evento, realizado na sede da Light, no Rio de Janeiro, foi organizado pelo Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (CEIVAP) com base nos relatórios preliminares da Gama Engenharia de Recursos Hídricos.

Em cada oficina foram apresentadas 14 alternativas para a nova metodologia de cobrança. Após a exposição de cada uma delas, os participantes fizeram análises e priorizações. A primeira atividade abordou o tema “Indústria”. Já no segundo dia do encontro foram realizadas discussões com os usuários de recursos hídricos dos setores rural, mineração e saneamento.

Segundo Eduardo Lanna, representante da empresa Gama, o objetivo das atividades foi expor os resultados dos estudos preliminares contratados pela Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e ouvir a opinião dos segmentos interessados sobre as alternativas para a nova metodologia proposta.

A Secretária-Executiva do CEIVAP, Maria Aparecida Vargas, ressaltou a importância do evento. “Esta é a melhor ocasião para conversarmos diretamente com os usuários, principalmente, sobre a metodologia da cobrança. Agora é o momento de rever o que foi feito e elaborar a forma de trabalho que será empregada daqui em diante”, diz.

Estiveram presentes representantes de instituições usuárias dos recursos hídricos dos três Estados que compõem a bacia do rio Paraíba do Sul. A Secretária-Executiva do Conselho de Empresários para o Meio Ambiente do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG/MG), Patrícia Boson, avaliou como positiva a iniciativa do CEIVAP. “A oficina foi bastante produtiva para função de esclarecimento e nivelamento de informações”, afirma.


Fonte: Site do CEIVAP



BLOG
SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br