Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de outubro de 2010

A SECA DO RIO NEGRO, EM MANAUS, ATINGE O MENOR NÍVEL DESDE 1983

Rio Negro baixa mais de 20 cm por dia e provoca o encalhe de barcos em Manaus
Foto: Arnoldo Santos/Especial para Terra


Dos 62 municípios, 40 já decretaram estado de emergência

Dom, 24 Out - Notícas Yahoo

A seca do Rio Negro, em Manaus, registrou o nível de 13,63 metros, um centímetro abaixo da marca registrada em 1963, considerada até a manhã de hoje a mais baixa da história. O recorde foi confirmado pelo encarregado do serviço hidrográfico do Porto da capital, Valderino Pereira da Silva.

Técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) acompanharam a medição realizada hoje, data em que Manaus completa 341 anos, no terminal de contêineres do porto, área central da capital. Dos 62 municípios, pelo menos 40 já decretaram estado de emergência.

A Defesa Civil do Amazonas, em parceria com o Exército, usará helicópteros para prestar atendimento aos atingidos pela seca, com o envio de água potável e mantimentos. A prioridade será o município de Tefé (a 516 quilômetros em linha reta de Manaus), onde comunidades estão totalmente isoladas. Mais de 62 mil famílias foram afetadas pela estiagem, segundo cálculos do governo do Amazonas.

Em 2009, o rio bateu o recorde da maior cheia da série histórica do CPRM. Em julho do ano passado, foi atingida a marca de 29,77 metros, ultrapassando os 29,69 metros da cheia de 1953. A medição é realizada desde 1902.

Segundo informações do setor da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Manaus, a expectativa de chuvas na área que corresponde ao Rio Negro é apenas em áreas isoladas até amanhã. Fonte: YahooNotícias

SAIBA MAIS:


Balsas que normalmente fazem a travessia do rio: situação de emergência

Um comentário:

  1. gostei do blog e quero trocar idéias. sou professor tbm, e diretor de teatro. tenho um espetáculo sendo montado que toca nas questões do Paraíba e da política local de Volta Redonda. Preciso de informações. vou enviar o texto e ai faremos contato por e-mail. PAZ E BEM!
    gigliovr@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br