Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de outubro de 2010

A SOLUÇÃO DO SANEAMENTO EMPERRA NA FALTA DE VONTADE POLÍTICA

A maioria dos rios do Brasil sofre com o lançamento do esgoto "in natura"

26/10/2010 - 10h10
Falta vontade política para resolver saneamento, diz relatora

Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.*

Catarina de Albuquerque disse à Rádio ONU que o tema se tornou um tabu; cerca de 2,6 bilhões de pessoas em todo o mundo não tem acesso a esgoto tratado.

A relatora especial sobre direitos humanos relacionados à água potável e ao saneamento, Catarina de Albuquerque, disse à Rádio ONU que o tema do esgoto tratado tornou-se uma espécie de tabu,

A relatora concedeu a entrevista, minutos antes de fazer uma apresentação seu relatório sobre água e saneamento no contexto dos Objetivos do Milênio às Nações Unidas, em Nova York.

Metas do Milênio

Segundo Catarina de Albuquerque, em nível global, o mundo deve atingir a Meta do Milênio sobre acesso à água potável até 2015, mas o problema do saneamento ainda está longe de ser resolvido.

"O Objetivo do Milênio da Água, a nível global será alcançado. Mas em termos de saneamento estamos a piorar, o que é uma tragédia. Muitos políticos não falam desses problemas porque é um assunto tabu. A solução para esses problemas todos é vontade política. Empenho político para resolver esses problemas", afirmou.

A relatora afirmou que a falta de saneamento tem custado mais caro ainda às mulheres. Ela mencionou que em alguns países que visitou, ouviu casos de muitas mulheres que esperavam até ao anoitecer para fazer suas necessidades a céu aberto, e no caminho eram vítimas de violência sexual e outras agressões.

Apresentação: Eduardo Costa Mendonça, da Rádio ONU em Nova York.*

Para ouvir esta notícia clique: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/1010253i.rm ou acesse:http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/186745.html


(Envolverde/Rádio ONU)


© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br