Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de junho de 2011

SEIS PESCADORES CAPIXABAS, APÓS 20 DIAS À DERIVA SÃO RESGATADOS



Pescadores que passaram mais de 20 

dias à deriva chegam ao Rio


O grupo de seis pescadores do Espírito Santo partiu para Cabo Frio (RJ). O barco teve provavelmente uma pane elétrica e, segundo a Marinha, foi levado por uma forte corrente até Itajaí, em Santa Catarina.

Seis pescadores que passaram mais de 20 dias à deriva, em alto-mar, foram resgatados por um navio estrangeiro e reencontraram as famílias nesta terça-feira (28) no Rio.
O retorno à terra firme foi difícil. Um a um, os pescadores foram desembarcados com a ajuda de marinheiros e da equipe médica. Alguns não conseguiam nem andar.
Os parentes esperavam angustiados. Gilnei disse que foi a pior experiência no mar depois de 40 anos de pesca. “A gente estava usando urina, não chovia. Eu já dei conta o dia da morte”, lembrou.
O grupo de seis pescadores do Espírito Santo partiu para o alto-mar de Cabo Frio, no litoral fluminense, no dia 27 de maio. O último contato com outra embarcação foi no dia 6 de junho.
As buscas começaram no dia 10, quando eles já deveriam ter voltado da viagem. O barco teve provavelmente uma pane elétrica e, segundo a Marinha, foi levado por uma forte corrente até Itajaí, em Santa Catarina.
Só na segunda-feira (27) os pescadores foram resgatados por um navio mercante de bandeira Italiana, a mais de 200 quilômetros da costa catarinense.
O navio chegou à Baia da Guanabara, no Rio, nesta terça (28) à tarde e uma lancha da Marinha trouxe o grupo até a costa. Foram 22 dias à deriva, passando frio e sede.
“O pior momento foi quando o barco quase virou com a gente, a onda de água jogou tudo no barco”, contou um deles.
Os marinheiros receberam os primeiros socorros ainda na lancha da Marinha, mas como estavam com a saúde muito debilitada foram levados imediatamente para hospitais da cidade.
O dono disse que o barco foi inspecionado recentemente e está com a documentação em dia.
A Marinha vai investigar as causas do acidente. Para as famílias, o resgate foi um milagre. “Estou muito feliz. Agradecer muito a Deus, que fez por nós”, disse uma senhora.
Depois que os pescadores foram resgatados, o barco afundou.
JORNAL NACIONAL - GLOGO.COM
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br