Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2011

TRÊS RIOS (RJ) RECEBE A EXPOSIÇÃO SOBRE O RIO PARAÍBA DO SUL


Ponte  sobre o Rio Paraíba do Sul, em Três Rios (RJ)

(foto: Água Dona da Vida)

Exposição sobre Rio Paraíba do Sul passa por mais um município


TRÊS RIOS 

A mostra produzida pelo fotógrafo da Diretoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rafael Wallace, e pelo jornalista Romildo Guerrante, que já foi vista por mais de quatro mil pessoas, chega ao município no dia 20. 

A exposição itinerante Paraíba do Sul: um rio de histórias, promovida pela Alerj, fica na cidade até o dia 22 e retorna dia 27, ficando até o dia 29 de junho, no auditório do Colégio Walter Franklin. 

O secretário de Cultura, Marcos Pinho, ressalta que a exposição é muito importante para ajudar na conscientização ambiental. “Ela alerta às pessoas sobre a importância de se preservar um patrimônio natural como o Rio Paraíba do Sul”, comenta o secretário.

A abertura da exposição acontece no dia 20, às 18 horas, no auditório do Colégio Walter Franklin.

RIO PARAÍBA DO SUL

O Rio Paraíba do Sul, que passa por 17 cidades fluminenses, é o mais importante do estado como fonte de água, trabalho e alimento. 

Além disso, é fonte de energia e serve de lazer para milhões de cidadãos nos seus 500 quilômetros de extensão. Foi com o objetivo de alertar o cidadão sobre a necessidade de preservação deste patrimônio natural que beneficia diretamente mais de 12 milhões de pessoas, que a Alerj iniciou o projeto, que vai percorrer dez municípios.  Fonte: A VOZ DA CIDADE 


SAIBA MAIS SOBRE A BACIA DO PARAÍBA DO SUL:



Vala Negra atrás do Mini Shopping ainda é uma realidade

(Vala Negra atrás do Mini Shopping - Visão sobre a Ponte)
Quem passa pela Ponte Central em Paraíba do Sul (RJ), se depara com uma realidade ainda existente no município, as apavorantes Valas Negras localizadas atrás do Mini Shopping e que sem tratamento algum deságua no Rio Paraíba do Sul.

Existente há anos e palco de muitas críticas, reivindicações e campanhas políticas, com as secas do rio, a imagem assoladora do esgoto a céu aberto se desenha de forma mais clara para a população e um sentimento de tristeza e revolta bate ao coração de quem passa por ali e se depara com tal fato.

O problema da falta de saneamento básico é constatado em diversos pontos do rio Paraíba e se alastra pelos bairros ribeirinhos da cidade. Além disso, os ribeiros e córregos também recebem dos bairros do município o esgoto sem tratamento. 

Enquanto na Câmara Municipal está sendo exposta a Exposição “Paraíba do Sul: Um Rio de Histórias”, o Blog da Juventude Ativa contrasta as belas imagens feitas pela exposição com as tristes imagens da realidade do rio em Paraíba do Sul. (Foto)

A Prefeitura do município aprovou na LOA (Lei Orçamentária Anual) para o exercício de 2012, a construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) em Paraíba do Sul.

(Click na Imagem para Ampliar)

BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br