Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de junho de 2011

SOS CURSOS D' ÁGUA DE MINAS GERAIS POLUÍDOS PELA REGAP DA PETROBRAS


Ter, 14 de Junho de 2011 

Audiência discutirá denúncia de contaminação de rios por refinaria em MG


“A lagoa de Ibirité, o Rio Paraopeba e o São Francisco estão poluídos com metais pesados, oriundos do refino de petróleo.”

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza hoje audiência pública para discutir denúncias de poluição em cursos d'água de Minas Gerais pela Refinaria Gabriel Passos (Regap), da Petrobras. A audiência foi sugerida pelo deputado Toninho Pinheiro (PP-MG).
Segundo o deputado, os resíduos provenientes da empresa são despejados na lagoa da refinaria no município de Ibirité (MG). Prefeito por três vezes do município, Toninho Pinheiro alerta que a lagoa tem ligação com o rio Paraopeba, que, por sua vez, deságua no rio São Francisco. “A lagoa de Ibirité, o Paraopeba e o São Francisco estão poluídos com metais pesados, oriundos do refino de petróleo.”
O deputado lembra que as autoridades locais já acionaram os órgãos ambientais, o Ministério Público e a Justiça, mas ainda não foram adotadas medidas em resposta.
Foram convidados para a audiência:
- o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli;
- o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Dinis Antônio Pinheiro;
- o procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Alceu Torres Marques;
- o presidente da Fundação Estadual do Meio Ambiente de Minas Gerais (Feam), José Cláudio Junqueira Ribeiro;
- o diretor-executivo do Greenpeace Brasil, Marcelo Furtado;
- o diretor de Assuntos Institucionais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Matuzail Martins da Cruz;
- a professora Arnola Cecília Rietzler, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A audiência está marcada para as 14 horas, no Plenário 9.

Fonte: Agência Câmara
Rio Paraopeba (que está sendo poluído),  visto do pontilhão lado oeste

Comentário enviado à Frente Parlamentar Ambientalista

Parabéns Senhores Parlamentares que se reúnem para discutir denúncias de poluição em cursos d'água de Minas Gerais pela Refinaria Gabriel Passos (Regap), da Petrobras.

A situação de nossos cursos d' água de superfície e subterrâneos é bem crítica e se deixarmos que as empresas, indústrias e órgãos públicos continuem desavergonhadamente, sem fiscalização e sem punições a poluir as nossas águas, seremos seriamente responsabilizados por nossas gerações futuras pela péssima qualidade das águas que herdarão.

Seremos taxados de incompetentes, insensíveis e irresponsáveis, pois temos as melhores Leis de conservação e preservação das águas do mundo e não temos interesse e capacidade de fazê-las cumprir.

Esperamos que essa FRENTE PARLAMENTAR AMBIENTALISTA possa fazer mudar as atitudes dos governos, das concessionárias de águas e esgotos e principalmente das grandes empresas que são responsáveis hoje por termos 70% dos rios do Brasil poluídos ou contaminados (CNBB e SOSMata Atlântica).

Parabéns pela atitude corajosa e necessária, acionando os órgãos competentes, os poluidores e responsáveis pelo meio ambiente em Minas Gerais.

Prof. Jarmuth Andrade
Blog SOS Rios do Brasil
(http://sosriosdobrasil.blogspot.com)
+ (2,3 milhões de intenautas interessados em salvar os rios do Brasil)


Obras incluem a Lagoa da Petrobras, foco de poluição em Betim (foto: hojeemdia)


SAIBA MAIS SOBRE O RIO PARAOPEBA (MG):


Rio Paraopeba (MG), um dos princiapis afluentes do São Francisco


Despoluição de metade da água da RMBH custará R$ 610 mi



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Passo sempre pela Rodovia que circula a lagoa. Fico estarrecido com tanto aguapé e pensando como uma empresa reconhecida no mundo todo, que divulga tantos projetos de meio Ambiente não cuida nem do que esta a sua volta. É...definitivamente muito lamentavél. Sei que por trás de toda essa poluição existe outros fatores que a maioria da população não saiba, mas o que mais me surpreende é a REGAP não tomar nenhum tipo de atitude. Fico triste, pois o Meio Ambiente onde cresce não é o mesmo que vejo hoje. Parabéns a todos aqueles, que de uma forma ou de outra procuram fazer algo para o nosso Meio Ambiente.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br