Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2011

SOS BAÍA DE GUANABARA - PROJETO BAÍA LIMPA


FEVERJ - FEDERAÇÃO DE VELA DO ESTADO DO RJ
E A RECUPERAÇÃO DAS ÁGUAS DA BAIA DE GUANABARA

Desfrutar um dia das águas da Baía de Guanabara senão totalmente limpas, ao menos dentro dos padrões aceitáveis de órgãos internacionais especializados, é um sonho de todos os cariocas.

No entanto, a complexidade de se conseguir tal feito vem adiando este sonho por décadas. Mas ao menos não é um sentimento de conformação estática. Inúmeras ações vêm sendo feitas por grupos diversos, públicos ou privados, corporativos ou comunitários. Todas, individualmente, ou coordenadas, vem conseguindo pequenas vitórias no sentido de um dia se alcançar este objetivo tão nobre.

A limpeza de nossa Baía de Guanabara tem o potencial de desenvolver diversas comunidades litorâneas como pontos turísticos, deslanchar a atividade náutica e quem sabe, com os devidos cuidados, até mesmo a atividade pesqueira dentro dela.

Agora, com o advento das Olimpíadas Rio 2016, ganha-se mais uma força motriz a empurrar o Governo, principalmente o Estadual, a ir adiante nas medidas necessárias para esta limpeza.

E com vistas nesta oportunidade única, a FEVERJ, Federação de Vela do Estado do RJ, intensificou seus esforços, e traçou um primeiro objetivo, a priori simples de ser alcançado, mas que esbarra em diversas questões técnicas, jurisdicionais e de certa forma, políticas. Trata-se da busca pelo fim do despejo de esgoto na enseada de Botafogo. Esta, que junto com o Pão de Açúcar, forma o principal cartão postal da cidade.

A área, dentro do universo da Baía, é bastante pequena, mas por isso mesmo, a possibilidade de solução é mais simples. Por estar próxima à boca da baía, o próprio movimento de marés é capaz de deixá-la limpa, temporariamente. E, em se eliminando o despejo que chega pelos rios Berquó e Carioca, esta enseada se tornaria rapidamente própria para banho novamente, recuperando a balneabilidade das praias de Botafogo e Urca. O calçadão voltando a ter quiosques, e a orla voltando a ter mais vida do que ser apenas uma mera passagem de carros.

Dados da CEDAE dão conta de que a rede formal de esgoto não lança nada ali. Porém, há uma rede paralela, a de águas pluviais, que é alvo de diversas ligações clandestinas. Além disso, em dias de chuva, o aumento do fluxo d´água leva à abertura da comporta presente na unidade da CEDAE ao lado do Clube de Regatas Guanabara, fazendo com que todo esse esgoto clandestino, que seria jogado no emissário de Ipanema, passe a ser direcionado diretamente para a enseada de Botafogo. Sendo que há aí um agravante: a comporta, outrora automática, teve o sistema danificado e seu manuseio passou a ser manual. Por ser tratar de algo pesado e lento, os técnicos da CEDAE optam por deixá-la aberta permanentemente.




Assim, a FEVERJ está tentando junto às autoridades pleitear:

1- Que seja dada ao esgoto uma maior atenção por parte do Governo do Estado e CEDAE através da separação dessas atribuições de dentro da CEDAE, criando uma segunda empresa pública responsável unicamente pelo tratamento sanitário e saneamento básico da cidade do RJ. A CEDAE atualmente conta com mais ou menos 10 diretorias, onde apenas UMA trata deste assunto. E na divisão orçamentária, os assuntos relacionados à distribuição de água potável são sempre os de maior prioridade, relegando a diretoria de esgotos a segundo plano.

2- Recuperação do sistema automático da comporta ao lado do Clube de Regatas Guanabara.

3- Detecção e eliminação das ligações de esgoto clandestina na rede pluvial da área Botafogo e Flamengo (como ponto de partida) e construção de uma tubulação de entorno, nos moldes do que o Sr. Eike Batista (e apoiado pela CEDAE) está buscando fazer com o projeto ‘Marina Limpa’.

De todos os três itens elencados acima, o primeiro seria o mais importante. Mas NÃO é condição necessária para se tentar buscar os outros.

A você que dispendeu seu tempo em ler este texto até aqui o nosso muito obrigado. Se você tiver alguma forma de como ajudar, seja bem vindo. Contatos que nos ajudem a pleitear isto junto às autoridades são o que necessitamos mais. Mas ações comunitárias de cobrança e mobilização da sociedade (como passeatas) são bem vindas também.

Ajude-nos nesta causa. Ela o deixará orgulhoso um dia. Venha sonhar com a gente.
Rodrigo Melo
Diretor Projetos – FEVERJ
Email: roderigu@gmail.com

Lista de algumas ações que acontecem/aconteceram no sentido de se buscar a limpeza das águas da Baía de Guanabara:

- Programa Baía Nossa de Guanabara da PUC-RJ http://www.baianossadeguanabara.org/

- Projeto Baía Limpa da Petrobrás e Federação de Pesca do RJ -http://www.hotsitespetrobras.com.br/petrobrasmagazine/Edicoes/Edicao58/pt/internas/baia-limpa/

- Instituto Baía de Guanabarahttp://www.portalbaiadeguanabara.com.br/sitenovo/

- Lixômetro da Comlurbhttp://comlurb.rio.rj.gov.br/lixometro/



BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br