Eduardo_Pacheco_Jordão (Small)O professor Eduardo Pacheco Jordão, agraciado com o título de WEF Fellow, será o palestrante da reunião-almoço “Saneamento Ambiental em Foco” que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Rio Grande do Sul (Abes-RS) promoverá na próxima quinta-feira, dia 27 de junho, no salão nobre da Federasul, no Palácio do Comércio, em Porto Alegre. 
Na oportunidade, a Abes-RS estará lançando a campanha da XX Semana Interamericana da Água e XIII Semana Estadual da Água, a se desenvolver de 5 a 12 de outubro. O tema da palestra será “Proteção dos corpos d’água”. A reunião-almoço está marcada para o meio-dia, e Jordão concederá entrevista coletiva a partir das 11h.
TRABALHO RECONHECIDO
Logo_RA_2012
O engenheiro Eduardo Pacheco Jordão acaba de ser anunciado como merecedor do título de WEF Fellow (Companheiro da WEF), a ser concedido pela Water Environment Federation (WEF), organização dedicada às áreas de saneamento e meio ambiente, sediada nos Estados Unidos e com mais de 40 mil associados. 
O título será entregue durante o próximo congresso da entidade, no mês de outubro, em Chicago (EUA). Com essa honraria, a WEF reconhece a contribuição do brasileiro ao setor ambiental, considerando particularmente sua atuação em relação a projeto, educação, operação, legislação, pesquisa e liderança.
O professor Eduardo Pacheco Jordão é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado pela universidade americana Wisconsin-Madison e doutorado pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor associado aposentado, pesquisador visitante emérito da UFRJ, consultor ad hoc da Financiadora de Estudos e Projetos e colunista da revista Bio.
Jordão tem larga experiência na área de engenharia sanitária, com ênfase em projetos biológicos, atuando principalmente em tratamento de esgotos, esgotos sanitários, lagoas de estabilização, reatores anaeróbios e planejamento. Ele é autor do livro “Tratamento de Esgotos Domésticos”, que está na sexta edição.
Foz_Arroio_Dilúvio_DSC00522_1024px (Custom)Foz do Arroio Dilúvio – Foto: Alberto Jacobsen / Abes-RS
20 ANOS DE MOBILIZAÇÃO
Durante a reunião-almoço, a presidente da Abes-RS, engenheira Nanci Begnini Giugno, anunciará que a abertura oficial da XX Semana Interamericana da Água e XIII Semana da Água do Rio Grande do Sul tem como indicativo a cidade de Passo Fundo, com a participação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), e que o encerramento está previsto para Porto Alegre, com atividades sugeridas pela Prefeitura de Porto Alegre que contemplem um dos ícones da capital gaúcha, o arroio Dilúvio.
A realização da XX Semana Interamericana da Água e XIII Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul tem o apoio de centenas de instituições, tanto as governamentais, das três esferas, quanto as organizações sociais dos mais diversos segmentos. 
A edição deste ano tem significado especial, pois celebra 20 anos de mobilização e conscientização em defesa da água. Esse evento é uma das maiores ações de mobilização da sociedade brasileira em defesa da água, atingindo a totalidade dos municípios gaúchos e sendo referência em nível internacional. 
No Brasil, a Semana Interamericana da Água foi celebrada pela primeira vez em 1994, no Rio Grande do Sul, inspirada no Dia Interamericano da Água, criado pela Organização Pan-americana da Saúde (Opas) e pela Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) durante o XXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental (Cuba, 1992).
Após a primeira celebração do Dia Interamericano da Água, a Abes-RS considerou o período curto demais pela importância e abrangência do tema, propondo então a instituição da Semana Interamericana da Água, que é promovida todos os anos, tendo como referência o primeiro sábado de outubro.
Arroio_Dilúvio_DSC00526 (Medium)A cada ano, se produzem mais atividades, promovidas por instituições e empresas ligadas ao setor de saneamento, escolas, clubes de serviços, organizações não governamentais, comitês de bacia e por outras entidades sensíveis à importância da água como elemento potencializador do desenvolvimento econômico e social.
Na edição de 2012, cerca de 800 entidades foram mobilizadas em mais de 1.400 atividades realizadas em todo o Rio Grande do Sul. Essas atividades mereceram ampla divulgação nos meios de comunicação, mostrando que é imprescindível para a própria sobrevivência conservar e proteger os mananciais de água, as nascentes, os arroios, rios, lagoas e banhados.
Informações:
Assessoria de Imprensa da ABES/RS
contato: 3212-1375 ou 9971-4987
Fotos: Alberto Jacobsen / Abes-RS