Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2013

SUPERINTENDÊNCIA DA PESCA DO PARANÁ INAUGURA ESCRITÓRIO EM GUARATUBA PARA ATENDER 1.000 PESCADORES




Novo escritório da Superintendência da Pesca vai atender pescadores de Guaratuba e Matinhos


A Superintendência Federal da Pesca e Aquicultura do Paraná inaugurou, na sexta-feira (14), um escritório em Guaratuba. A representação vai atender os cerca de 1.000 pescadores artesanais da cidade e ainda os quase 200 do município de Matinhos.

O escritório fornecerá todos os documentos que os pescadores precisavam solicitar em Paranaguá, como pedidos de licença de pesca, carteira de pescador, registro geral de pesca, registro de aquicultor e ainda obter todas as informações do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Também fornecerá documentação para a pesca amadora e esportiva. Os pescadores de Pontal do Paraná também podem utilizar a estrutura, mas devido à proximidade, muitos devem continuar indo à Paranaguá.
É a segunda estrutura da Superintendência no Paraná implantada em parceria com prefeitura – o outro fica em Ribeirão Claro, no Norte Pioneiro. Foi solicitado pela prefeita Evani Justus na primeira visita que o superintendente José Antonio Faria Brito, recém empossado no cargo, fez a Guaratuba, no mês de julho de 2012. 
Brito disse que pretendia descentralizar a administração e a prefeita ofereceu de pronto o local e a estrutura administrativa. O convênio foi firmado em dezembro. O escritório de Guaratuba fica na rua Capitão João Pedro nº 193, junto à Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura. No mesmo prédio funciona a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.


Novo mercado de peixe
Durante a inauguração, a prefeita Evani anunciou a construção de um novo mercado de peixes próximo à praia. Segundo ela, o anuncio oficial da obra deverá ser feito no final do ano e a inauguração deve acontecer em 2014. Evani também anunciou a vinda de uma fábrica de gelo para os pescadores artesanais. 
O último obstáculo a ser vencido é a regularização da Colônia de Pescadores. Para conseguir todas as certidões negativas, o presidente da Colina Z7, Álvaro Cunha, está contando com apoio da prefeitura.
O superintendente da Pesca e Aquicultura no Paraná compareceu à inauguração e entregou um veículo Fiat Palio para atender o escritório local. Faria Brito também fez a entrega oficial do caminhão feira que vai atender os pescadores de Guaratuba junto com os pescadores de Pontal do Paraná. Representantes das duas cidades que vão receber o caminhão, Ponta Grossa e Campo Largo, também estiveram presentes.
Ainda compareceram o deputado Nelson Justus (DEM) e o deputado federal Oliveira Filho (PRB). Nelson Justus disse que os governos têm uma grande dívida com os pescadores de Guaratuba e de todo o litoral e que em Guaratuba a dívida está começando a ser paga. Justus tem sido o principal articulador dos recursos para Guaratuba conseguidos diretamente com o governador Beto Richa e também do governo federal, através, principalmente, do deputado federal Angelo Vanhoni (PT).
O secretário municipal da Pesca e Agricultura, Paulo Pinna, destacou o trabalho conjunto de todos os secretários e servidores na execução dos programas da prefeita Evani e até mesmo na organização de uma solenidade com a desta inauguração. Pinna anunciou que está concluindo um calendário de reuniões e eventos com os setores ligados à pesca e à agricultura e que vai informar a Câmara de Vereadores e a população para que todos acompanhem as atividades e discussões.
Matinhos
O presidente da Colônia de Pescadores de Matinhos (Z4), Mario Jorge Hanek, o secretário de Meio Ambiente, Habitação, Assuntos Fundiários e Pesca de Matinhos, Orlando Ferreira, e o chefe do escritório local da Emater, Hitoshi Osmar Nonaka, também compareceram á reunião.
Hanek disse que o escritório de Guaratuba vai facilitar muito o dia a dia do pescador matinhense e vai aproximar mais ainda as duas comunidades. Ferreira e Nonaka comentaram os bons resultados que Matinhos vem obtendo com dois projetos que chegam ou chegarão a Guaratuba. Segundo Nonaka, o caminhão feira, que Matinhos divide com o município de Antonina, tem proporcionado umarenda importante para as famílias de pescadores, que somam 600 pessoas. 
O projeto funciona há um ano e meio em parceria com a cidade de Pinhais onde o caminhão realiza a feira. Já foram feitas seis viagens, com duas famílias em cada. Elas chegam a comercializar entre 300 e 500 quilos por feira.
Os pescadores de Matinhos também já tem uma fábrica de gelo – “a única do Paraná que está funcionando”, conforme diz Ferreira. De acordo com o secretário, a prefeitura participa bancando as despesas de água e energia elétrica.
De acordo com Hitoshi Nonaka, os pescadores de Matinhos já receberam cerca de R$ 2 milhões em financiamentos do Pronaf Programa Mais Alimentos, programa administrado pelo MPA.


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br