Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de junho de 2013

ABIPET DIZ QUE AUMENTOU A RECICLAGEM DAS EMBALAGENS PET


Com a chuva, milhares de garrafas PET encontram o Rio Pinheiros como destino
Foto: Reinaldo Marques - Internet

6 de cada 10 embalagens PET que 

você consome são recicladas

A nona edição do Censo da Reciclagem de PET no Brasil, realizado pela Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet), indica que em 2012 a reciclagem desse tipo de material aumentou 12,6% em relação ao ano anterior.
Com o resultado, o país atingiu um índice de reciclagem de 59%, mantendo-se entre os líderes mundiais do setor. Segundo o balanço divulgado nesta quarta-feira (26), no ano passado, foram recicladas ao todo 331 mil toneladas de PET.
O setor têxtil continua sendo o principal consumidor do PET reciclado, com 38,2% de participação, seguido das resinas insaturadas e alquídicas (usadas na fundição e areia), com 23,9%. Outras embalagens (de alimentos e não-alimentos) consomem 18,3% do volume reciclado.
Potencial ocioso – A coletiva seletiva ainda é desafio para o setor. Em muitos períodos do ano as empresas recicladoras apresentam ociosidade que chega a 30% de sua produção, porque não encontram embalagem pós-consumo para reciclar.
De acordo com o estudo, a solução seria estimular as prefeituras a implantar, o mais rápido possível, a coleta seletiva e a separação das embalagens recicláveis, de forma a aumentar a recuperação do material descartado pela sociedade.
“Isso, na verdade, é o que prega a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que exige responsabilidade compartilhada entre a sociedade civil, o setor privado e também do poder público. A indústria do PET investiu fortemente em reciclagem e hoje esses recicladores passam por um momento difícil, por não terem coleta suficiente para abastecer suas fábricas”, destacou o presidente da entidade, Auri Marçon. (Fonte: Exame.com)
VEJA MAIS:

SUA COMUNIDADE PODE SEGUIR ESTES EXEMPLOS:

ELES ESTÃO TIRANDO AS GARRAFAS PETs DOS RIOS E USANDO-AS PARA ENFEITES DE NATAL (I)

ELES ESTÃO TIRANDO AS GARRAFAS PETs DOS RIOS E USANDO-AS PARA ENFEITES DE NATAL (II)

ELES ESTÃO TIRANDO AS GARRAFAS PETs DOS RIOS E USANDO-AS PARA ENFEITES DE NATAL (III)

CHEGA DE GARRAFAS PETs POLUINDO E ATRAVANCANDO CÓRREGOS E RIOS


BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br