Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2013

SEMANA DO PESCADOR 2013 - OS PROBLEMAS ENFRENTADOS PELOS PESCADORES ARTESANAIS

Pescadores denunciam pesca irregular de tainha no Sul da Ilha


Segundo pescadores, um barco segurou o cardume e pescou as tainhas

Pescadores do Sul da Ilha, entre o Campeche e a Armação do Pântano do Sul, foram surpreendidos na manhã de sexta-feira (10) com um barco de pesca que impedia a aproximação das tainhas. A reclamação vem, porque ainda não há definição quanto a liberação da pesca e, ao mesmo tempo, denunciam que o barco retirava os peixes no alto mar. O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), está investigando a denúncia.
“Se eles podem, nós também deveríamos poder fazer a pesca”, reclamou o presidente da associação de pescadores do Campeche, Getúlio Inácio. Segundo ele, são mais de 50 pescadores na região que estão aguardando a liberação do ministério da Pesca e Aquicultura para que a pescaria possa ser regular. A pesca tanto artesanal quanto industrial só será liberada a partir do dia 15 de maio.
De acordo com informação do presidente da associação, o barco que segurava as tainhas era de porte grande, de aproximadamente 18 toneladas. Ele chegou à região por volta das 7h de sexta-feira e só saiu perto das 11h, com a pressão dos pescadores locais. “Nós vimos que era tainha mesmo, elas estavam aglomeradas ao redor do barco e percebemos que eles estavam carregando muitas para dentro”, denunciou.
Uma equipe de fiscais do Ibama está no local investigando a denúncia, que ainda não foi confirmada pelo Instituto. Até a tarde de sexta-feira, o superintendente do Ministério da Pesca em Santa Catarina, Horst Doering, garantiu que não havia recebido denúncias.  Publicado em 10/05/13-14:10 por: Saraga Schiestl. - http://ndonline.com.br/
DO DIÁRIO CATARINENSE:
Barcos de pesca artesanal são aqueles que capturam entre 800 metros e cerca de 9 km

Estimativa da pesca no início da temporada oficial de pesca da tainha em Santa Catarina - infográfico mostra o resultado do primeiro dia da temporada de 2013



Largada da safra da tainha é considerada animadora
Enquanto as questões legais não são resolvidas, na areia há comemoração. As cerca de 28 toneladas capturadas só na região de Florianópolis — a Federação não tinha informações sobre as quantidades pescadas no Litoral Sul — foram animadoras.

— Este primeiro dia foi excelente, acima das expectativas. Para se ter uma ideia, no ano passado as primeiras tainhas foram capturadas só no dia 20 e não foi nem 10% do que foi pescado hoje — afirma o presidente da Federação de Pesca.

Agora há uma torcida especial para que o tempo traga mais frio e o vento Sul porque com eles, normalmente, vem a tainha.

Pesca foi feita na praia do Campeche pela manhã de quarta-feira.
Confira:




Tradição mantida viva
Com a dificuldade de sobreviver da pesca, muitos homens buscaram outras profissões para garantir o sustento da família. A pesca acabou virando um complemento para a renda, mas nesta época do ano, tem a força para unir comunidades inteiras. E o lanço dos peixes mantém a tradição da pescaria açoriana.

Em cada barco do arrastão há um capitão, quatro remadores e o chumbeiro — o homem que joga a rede no mar. Há também os vigias, que avisam quando o cardume passa. Na praia, ficam cerca de 50 pessoas, que seguram a outra ponta da malha e a puxam para trazer os peixes. Entre elas não há apenas pescadores, mas pessoas de todas as idades e profissões, que fazem questão de participar da tradição.

Na manhã de quarta-feira, abertura oficial da safra 2013 da tainha na Região Sul do Brasil, o funcionário público Rogério Martins ajudou a puxar a rede de um dos barcos no Campeche, que capturou mais de uma tonelada de tainha. 
O esforço para trazer os cardumes até a praia valeu à pena: tomou um caldo de peixe fresco no barracão e pegou seu quinhão — parte da divisão dos peixes entre as pessoas que ajudam a arrastar a rede. Em seguida, foi para casa, arrumou-se e seguiu em direção à prefeitura de Florianópolis, onde é funcionário há 30 anos.

— Quando chega maio e junho, volto às raízes. Para mim é um lazer e uma forma de manter a tradição de meus pais — disse.
BLOG SOS RIOS DO BRASIL
ÁGUA - QUEM PENSA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br